Casa de Lula é palco de protestos em S.Bernardo

Cinco dias antes do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a residência do petista, em São Bernardo, foi palco de protestos contra e a favor a ele.

A movimentação teve início por volta das 17h de ontem, quando um grupo de cerca de dez pessoas tentou inflar um boneco pixuleco, que reproduz a imagem do ex-presidente vestido de presidiário e que foi bastante utilizado durante as ações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. O ator Alexandre Frota estava entre eles.

O grupo chegou a bloquear trecho da Avenida Francisco Prestes Maia, bairro Santa Terezinha, complicando o trânsito da região central da cidade.

Cerca de uma hora depois do início da manifestação, pelo menos 30 militantes petistas foram até o local e o clima ficou tenso. A PM (Polícia Militar) chegou e separou os dois blocos, inclusive com uso de força. Uma manifestante pareceu tentar rasgar o pixuleco, o que resultou em desentendimento. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, aparece em vídeos batendo boca com contrários de Lula.

Após esse incidente, o primeiro grupo se dispersou e nomes como o deputado estadual Teonilio Barba, o ex-prefeiturável Tarcisio Secoli e a vereadora Ana Nice permaneceram em frente ao prédio onde reside o ex-presidente.

O diretório municipal do PT de São Bernardo chegou a divulgar comunicado em redes sociais convocando a militância para ir até o local. “Não aceitaremos qualquer tipo de afronta ao nosso líder maior”, pontuou comunicado assinado pelo presidente municipal da sigla, Brás Marinho.

Na quarta-feira, recurso do ex-presidente será julgado pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em Porto Alegre, no caso do triplex do Guarujá.

Caso seja rejeitado o pedido, o petista corre o risco de ficar inelegível e, assim. deixar a disputa presidencial.

De acordo com comunicado divulgado pelo TRF, o julgamento do petista será acompanhado por mais de 300 jornalistas, entre eles correspondentes de países como Inglaterra, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Espanha, Dinamarca, Catar e Argentina.

A reunião do tribunal será transmitida pela internet, por meio do canal da entidade no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *