Cratera aberta em rede de esgoto põe motoristas em risco na Vl.Valparaíso

Moradores da Rua Xingu, na Vila Valparaíso, em Santo André, denunciam buraco aberto há cerca de 20 dias na altura do número 130. A via é estreita e, por isso, os veículos encontram dificuldades para trafegar pelo local. O receio é o de que haja colisões e acidentes.

A comunidade utilizou galho de árvore para sinalizar o problema, item que foi substituído por cavalete pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) há pelo menos uma semana, revela a médica Maria Pessoa, 54 anos, que mora em condomínio residencial localizado em frente à cratera. “Colocaram um galho para alertar os motoristas. O Semasa veio e só colocou um cavalete. Acham que resolveram o problema”, ironiza a profissional da Saúde.

Para os moradores da área, o problema vem piorando. Janete Pimentel, 71, doméstica aposentada, diz que circula diariamente pela Rua Xingu para levar os netos à escola. Segundo ela, não é a primeira vez que o local apresenta cenário de falta de manutenção. “Há bueiro que sempre afunda, mas um buraco deste tamanho é a primeira vez que vejo”, afirma.

Procurado pelo Diário, o Semasa informou que a abertura trata-se de uma rede de esgoto cujo poço de visita foi danificado pela Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) e deverá ser demolido e reconstruído.

A autarquia de saneamento diz que precisa que a Comgás faça a demarcação da rede de gás antes de iniciar o trabalho. Por enquanto, chapa de metal será colocada sobre a vala para alertar os motoristas e evitar acidentes.