São Bernardo terá amanhã esquema de Segurança especial

São Bernardo terá esquema especial de Segurança, amanhã, por conta do julgamento de recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito ontem à noite pelo prefeito Orlando Morando (PSDB)

Entre as medidas estão reforço no policiamento da GCM (Guarda Civil Municipal) durante todo o dia e nas operações de trânsito para evitar bloqueios de vias importantes.

Além disso, a Prefeitura enviará ofício à PM (Polícia Militar), comunicando sobre o risco de encontro entre manifestantes pró e contra o ex-presidente. Na sexta-feira, a residência de Lula, na Avenida Francisco Prestes Maia, bairro Santa Terezinha, foi palco de protestos, que acabaram dispersados pela PM.

De acordo com o prefeito, a operação especial visa justamente evitar possíveis conflitos em diversos pontos da cidade. “As forças poderão agir para evitar qualquer tipo de problema. A ideia é evitar que grupos favoráveis e contrários se encontrem e que também não ocorram obstruções em ruas e avenidas. O cidadão não pode ter o seu direito de ir e vir bloqueado”, destacou o tucano.

Morando afirmou ainda que a administração não destacou pontos específicos para atuação durante o dia. “Vamos monitorar todos os pontos e teremos efetivo extra da GCM. A PM será comunicada para que envie reforço para garantir a ordem, não se pode ter nenhum tipo de descontrole”, comentou o prefeito.

VIAGEM
O ex-presidente Lula deve viajar hoje para Porto Alegre. A informação foi passada pela presidente nacional do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann.

De acordo com a dirigente, o petista deve retornar ainda hoje para São Paulo e sua visita será de agradecimento. “A decisão é de coração, ele quer agradecer quem está se deslocando para apoiá-lo e para apoiar a democracia”, afirmou a parlamentar, em suas redes sociais.

Ontem, a Prefeitura de Porto Alegre e o governo do Rio Grande do Sul também anunciaram série de medidas especiais para garantir a Segurança durante o julgamento. Segundo o esquema, serão feitos bloqueios de ruas no entorno da sede do TRF, a Guarda Municipal terá trabalho integrado com a Brigada Militar e será feito monitoramento eletrônico por câmeras.

O gabinete de Segurança gaúcho conta com a participação do Exército, da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Por sua vez, boa parte dos petistas do Grande ABC deve acompanhar a decisão da Justiça na Praça da República, região central da Capital, e pode seguir até a Avenida Paulista.

O julgamento do recurso será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal oficial do TRF-4. Embora não seja praxe essa abertura de imagens simultâneas das sessões criminais, os desembargadores autorizaram a medida ao considerarem tratar-se de caso excepcional. A análise está marcada para começar às 8h30, com previsão de término por volta das 15h.