Parra e Caio França inauguram Univesp em São Caetano

O vereador de São Caetano do Sul, Edison Parra (PSB), junto com o deputado estadual, Caio França (PSB) e o prefeito José Auricchio Júnior, inauguraram oficialmente o polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em São Caetano do Sul, nesta segunda-feira, 19 de março, no auditório da USCS – Campus Barcelona, onde aconteceu também a primeira aula presencial do curso de pedagogia. A solenidade contou ainda com a presença do reitor da USCS, professor Marcos Sidnei Bassi.
A Univesp veio para São Caetano do Sul após tratativas do vereador Edison Parra junto ao deputado estadual, Caio França. A Prefeitura, por meio do prefeito Auricchio e da secretária de Educação, protocolaram a documentação necessária e a cidade foi contemplada com um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, com 150 vagas para os cursos de Pedagogia, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação.
O prefeito Auricchio elogiou o empenho do vereador Parra em trazer a Univesp para a cidade e deu boas vindas aos alunos. “O Parra fez um esforço descomunal para conseguir trazer a Univesp para São Caetano em poucos dias. A Univesp traz a marca das melhores universidades públicas do Estado de São Paulo. Desejo boa sorte a todos”, falou o prefeito.
O deputado Caio França falou sobre a história da Univesp. “A Univesp foi fundada em 2012 com três mil alunos. Em 2014 foram cinco mil alunos e desde 2015 quando o atual vice-governador Márcio França, assumiu a pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação completamos o ano de 2016 com 10 mil alunos, concluímos 2017 com 20 mil alunos e a ideia é que 2018 sejam 30 mil alunos inseridos nessa grade curricular. Nos países mais modernos o ensino a distância já é uma realidade e o Brasil não pode ficar fora disso. O Estado de São Paulo é pioneiro no ensino universitário gratuito à distância”, contou o deputado estadual.
O vereador Edison Parra, autor da indicação que trouxe a Univesp para São Caetano do Sul, contou de como surgiu à ideia para trazer a universidade para a cidade. “Eu sei o que é a injustiça social no nosso país. Os pobres não tem acesso às universidades, principalmente as melhores, que é USP, Unicamp e Unesp. O Márcio França inovou ao conseguir atender milhares de alunos nessas grandes universidades de forma à distância com a Univesp. Para que isso chegasse aqui em São Caetano, contamos com o prefeito Auricchio, com o deputado Caio França e com a colaboração da secretária de Educação, que prontamente atenderam minha solicitação”, disse Parra.
Segundo o vereador, até o meio do ano deve ser ampliado o número de vagas e cursos no polo de São Caetano do Sul. “Já estamos em tratativas para aumentar o número vagas e trazer mais cursos para a cidade. Tenho certeza que a Univesp fará a diferença na vida de muitos jovens que não teriam a oportunidade de cursar o ensino superior”, completou.
As aulas presenciais da Univesp vão acontecer na USCS, no campus da Rua Tibagi.