São Caetano promove capacitação sobre manutenção de árvores

Nos dias 3 e 4 de abril, servidores da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e da Defesa Civil receberam o treinamento “Árvores Urbanas: Avaliação de Risco de Queda”, sobre conservação, poda, controle de pragas e prevenção de queda de árvores. A capacitação foi realizada no auditório do Saesa, sendo ministrada pelo biólogo Sérgio Brazolin, chefe do laboratório de árvores, madeiras e móveis do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

Segundo Brazolin, é necessário planejar o futuro dos municípios. “A falta de planejamento é o pior problema da arborização urbana. É preciso fazer um inventário, identificar as pragas e definir método de controle e monitoramento, em um sistema de inspeção periódica das árvores”, destacou o biólogo.

A capacitação mostrou ainda, que a prevenção de queda de árvores deve considerar diversas condições, envolvendo fatores intrínsecos (características próprias da árvore), fatores extrínsecos (elementos ambientais como solo, vento, condições de entorno e pragas) e a ação humana (poda inadequada, falta de planejamento e informação).

O evento faz parte de uma série de ações de proteção ao meio ambiente que a Prefeitura de São Caetano, por meio do Saesa, está promovendo na cidade, como plantio de árvores, revitalização de parques e praças públicas e promoção da educação ambiental para os alunos das escolas municipais.

Rolar para cima