A Câmara de São Caetano aprovou nesta quinta-feira (19) a suspensão do repasse ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A emenda ao projeto de lei da prefeitura que concede contribuições no exercício de 2018, de autoria do vereador Edison Parra (PSB), foi suprimida.
O município previa para todo o ano de 2018 um repasse de R$ 1,2 milhão para a entidade regional. A verba proporcional ao orçamento também é paga por outros cinco cidades do ABC e são usadas para o custeio de projetos regionais.
Após aprovado, o projeto retornou à Comissão de Justiça e Redação para que se faça a supressão do inciso, e, posteriormente, retorne ao plenário para apreciação da redação final. Os vereadores da bancada do PP, Jander Lira e Chico Bento votaram contrariamente à emenda.
Em fala na tribuna, Parra sugeriu a elaboração de uma indicação coletiva a ser encaminhada para a prefeitura, sugerindo que o montante que seria destinado ao Consórcio seja designado a programas sociais.
Entretanto, o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB), negou que a medida significa que a cidade deixará de fazer parte do Consórcio, como aconteceu com Diadema. “Esta casa, com a mesma independência que está tendo neste momento, de suprimir o repasse pode, em momento oportuno, voltar a aprovar e a autorizar, um eventual repasse”, disse Mielo.