São Caetano remonta equipe de boxe

São Caetano do Sul vem se preparando para retomar sua equipe competitiva de boxe, com trabalho essencialmente na base. Um dos precursores é o professor Ricardo Rodrigues, 43 anos, ex-campeão do pré-olímpico da Argentina, em 1996, e quinto colocado nas Olimpíadas de Atlanta do mesmo ano.

Rodrigues também competiu por São Caetano do Sul até os Jogos Abertos do Interior de 2005, em Botucatu, quando trouxe o título do peso Super Pesado, acima de 91 kg. “Foi uma carreira que traz muita saudade, cheia de desafios, mas também de conquistas”, diz. Encerrou sua trajetória de lutador em 2010 e, hoje, também comanda as aulas de boxe do PEC (Programa Esportivo Comunitário) da Prefeitura Municipal.

Desde 2012, Rodrigues prepara a base do boxe são-caetanense para retorno ao mundo competitivo. “É claro que nem todo mundo que começou conosco ainda continua, pois o boxe é um esporte muito rotativo e dinâmico. Mas hoje contamos com sete boxeadores que já estão em nível de competição”, completa.

CAMPEÃO PAULISTA

Um dos boxeadores da equipe, inclusive, tornou-se campeão paulista na categoria Cadete, em 2015. Baiano de Pilão Arcado, Luciano de Moura Carvalho, 19 anos, chegou ao boxe de São Caetano do Sul em 2014 para morar no Bairro Fundação com a tia. Após um ano de treino com Rodrigues, alcançou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Paulista.

“Sempre gostei de artes marciais, mas a fundo não conhecia nenhuma. Quando cheguei em São Caetano conheci o Diego (Campos Rodrigues), que fazia boxe e me levou para conhecer. Comecei a lutar e nunca mais parei. Em 2015, minha surpresa maior foi quando o professor Ricardo me inscreveu no Paulista, que seria minha primeira competição e acabei me tornando campeão paulista”, conta, emocionado, Luciano.

PEC

As aulas do PEC ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, no período da manhã, e das 18 às 21h, no noturno. São cerca de 200 alunos entre 12 e 65 anos, treinando nas dependências da AD São Caetano, na Rua Fernando Simonsen, 190, no Bairro São José.

 Ricardo Rodrigues com seus boxeadores em nível de competição