Nesta segunda-feira (25/06), o Teatro Paulo Machado de Carvalho abrigou a abertura do I Congresso Intermunicipal de Educação, que reuniu educadores e secretários municipais de Educação de seis cidades do ABC. Idealizado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), e organizado pelo GT Educação, envolvendo profissionais técnicos de todos os municípios da região, os quais fizeram toda a diferença.
“Encontros dessa natureza são sempre uma rica oportunidade de refletir sobre nossa prática pedagógica, compartilhando conhecimentos e experiências. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular está sendo implantada em todo o país, tornando necessário pensar juntos nas mudanças que virão”, afirma a secretária de Educação de São Caetano do Sul, Janice Paulino Cesar.
A solenidade de abertura contou com a participação do Coral Infantil da EMEF Professora Eda Mantoanelli, formado por alunos do 3° ano de período integral, sob a regência do professor Moisés de Araújo. Depois, houve uma mesa redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a participação de Luís Carlos de Menezes, assessor do Ministério da Educação para a elaboração da Base Nacional Curricular; Almério Melquíades de Araújo, coordenador da unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza; Mozart Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e Sílvia Donnini. O mediador foi o professor Paulo Sérgio Garcia, diretor do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, de São Caetano do Sul.
No dia 26 de junho foram realizadas oficinas e apresentação de trabalhos elaborados por professores da região com o propósito de compartilhar experiências bem-sucedidas em temas como inclusão, gestão, tecnologia e formação de professores.