No sábado, 11/08 a partir das 13h o Espaço Verde Chico Mendes será palco para o “V Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras” que tem como principal objetivo promover a Cultura das Bandas e Fanfarras no município, estimulando o ensino da música e coreografia.
Além disso, ele comemora o “Dia das Bandas e Fanfarras” instituído no município por meio da lei nº 4.506 de 13 de junho de 2007.
As apresentações são um dos momentos mais importantes no programa, pois nelas os alunos demonstram tudo aquilo que aprenderam nas aulas, mostram muita determinação e empenho, bem como difundem a cultura, o civismo e o espírito de equipe.
Serão 20 corporações musicais envolvidas, com aproximadamente 1.000 alunos participantes, estima-se que o público atinja 5.000 pessoas.
Para Renata Rainatto, coordenadora do Programa Bandas e Fanfarras, é muito gratificante ver o resultado final de tantas horas de ensaio e dedicação, além disso, observa-se que a cada ano o programa recebe muitas crianças interessadas em aprender a tocar um instrumento ou até mesmo aprender coreografias.
João Manoel da Costa Neto, secretário de Cultura, enfatiza a importância desse programa na cidade, e valoriza todos os profissionais envolvidos. Vale lembrar que a atual gestão regularizou os pagamentos em atrasos do ano de 2016, o que possibilitou a retomada do programa em 2018.
BANDA MARCIAL MUNICIPAL
Em 2018 houve a retomada da Banda Marcial Municipal (BAMASCS), que tem como principal finalidade representar o município em solenidades oficiais, bem como participar de competições do meio específico de bandas e fanfarras e apresentações dentro e fora do Município.
Os alunos que se destacam nas corporações do Programa são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na Banda Marcial Municipal, lá os alunos tem aulas com monitores específicos para cada instrumento e participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e inúmeros outros conceitos como ritmo, dinâmica e afinação, já na parte coreográfica os integrantes aprendem princípios de composição coreográfica, desenvolvem a coordenação motora, executam diversas coreografias com ou sem o uso de acessórios.
A banda tem regência de André Ricardo de Sousa e Coreografia de Renata Rainatto.
O PROGRAMA BANDAS E FANFARRAS:
O programa bandas e fanfarras de São Caetano do Sul foi fundado em 2003, todas as corporações contam com dois grupos distintos, mas, que se completam. O corpo musical é responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão, e o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês, pompons entre outros.
O programa atende não apenas os estudantes das escolas, mas também abrange ex-alunos e toda a comunidade local. Para participar não é necessário saber tocar nenhum tipo de instrumento ou saber dançar, pois são oferecidas aulas gratuitas nas escolas.
Em 2018, são 20 corporações participantes, divididas em 6 Bandas Marciais e 14 fanfarras, 23 instrutores e coreógrafos e mais de 1.000 alunos envolvidos.