O MEC – Ministério da Educação e cultura – divulgou nesta segunda-feira (03) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) correspondentes ao ano de 2017, possibilitando medir o desempenho das escolas de todo o Brasil.

Em uma escala que vai de zero a 10, o Ideb é um índice calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados, aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Apesar dos inúmeros problemas existentes na educação básica, o Brasil alcançou o índice de 5,8, atingindo a meta proposta e alcançando o melhor nível desde que o indicador foi criado, em 2007.

Na Cidade de Jandira, município da Grande São Paulo, atingiu-se a nota 6,0 no IDEB como mostra o gráfico acima, e lá conhecemos Rodrigo Jose de Oliveira, professor, especialista da área de Matemática e tutor de 360 professores. Rodrigo elaborou um brilhante trabalho para elevar o índice de aprendizagem em matemática naquele município.
De acordo com Rodrigo “apesar de meta do IDEB ter sido atingida, muito ainda precisa ser feito para melhorar o ensino nas escolas públicas e proporcionar à nova geração melhor educação e possibilidades de empregabilidade e renda no futuro”.
Segundo Rodrigo “após elaborar uma avaliação para os quase 11.000 alunos, foi diagnosticado que as crianças tinham dificuldade em compreender a Matemática como um todo, e que era necessário criar outras metodologias para transmitir esse conhecimento. Exemplificando, podemos dizer que a matemática é uma caixa de ferramentas, onde cada ferramenta pode ser usada para solucionar um tipo diferente de situação-problema do cotidiano e como relaciona-la a cada tipo de questão aplicada em provas como a do MEC”.

Professor Rodrigo ensinando os professores de Jandira como utilizar o Cuisinaire para resolver problemas com frações. Foto: Francisco Pedroso / FSCS

O Município de Jandira elevou a nota no IDEB de 4,5 no ano de 2011 para 6,0 no ano de 2017, e isso é um reflexo do investimento em educação e novas metodologias de ensino, e através das avaliações e diagnósticos obtidas Rodrigo, como Professor Coordenador de Matemática tem ministrado aulas para os professores e acompanha o desempenho deles em sala de aula. Segundo Rodrigo “Ensinar, ajudar, acompanhar, reconhecer e corrigir os professores quando necessário é fundamental para o avanço da Educação, pois se um professor não se sente confiante em ministrar sua aula eu posso entrar para dar total apoio para que ele possa desempenhar o seu papel com maestria”.
Todos os municípios precisam investir mais em educação, não apenas para alcançar resultados em testes padronizados, mas principalmente para possibilitar a mudança de vida social e econômica dos envolvidos. “Acredito que novas metodologias de ensino devem ser aplicadas e ajustadas constantemente, pois a educação assim como tudo deve estar sempre em movimento. Ao observar a evolução do aprendizado de uma criança principalmente na área da matemática eu me sinto realizado, pois a educação é uma das principais ferramentas para a construção da cidadania e de uma nação desenvolvida.Jogos como Cuisenaire, xadrez e muitos outros são um grande aliado nessa busca pela melhoria do ensino da Matemática ”, finaliza o professor Rodrigo.