O evento, organizado pela Regional Socesp São Caetano do Sul, visa disseminar a técnica da massagem torácica, com o propósito de diminuir o número de mortes por parada cardíaca.
A iniciativa, apoiada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), tem como objetivo ensinar os participantes a fazerem as compreensões torácicas, que aumentam em até quatro vezes as chances de sobrevivência de uma pessoa que tenha um quadro de parada cardíaca.
Serão utilizados manequins de garrafas pets conhecidos como “Guizinhos”, que simulam os procedimentos em casos reais, com o propósito de tornar o processo mais didático, de fácil acesso e compreensão da população, principalmente das crianças e jovens, potenciais multiplicadores da informação. O exercício será realizado ao som do “Funk do Guizinho”, música criada pela cardiologista Agnaldo Piscopo, diretor da Socesp, para tornar o treinamento mais lúdico.
De acordo com o Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, as chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém que seja capaz de realizar massagem cardíaca, pois se perdem 10% de chance de vida a cada minuto que o serviço de emergência com o desfibrilador demora a chegar.
O treinamento é gratuito e aberto ao público.
SERVIÇO
Treinamento em Massa de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
Escola Leandro Klein – São Caetano do Sul, SP
Local: Av. Tietê, nº 100, Bairro Nova Gerty
Dia: 27 de setembro
Horário: das 7h às 12h
Organização: Regional Socesp ABCDM
Presidente: Dra. Carla Janice Baister Lantieri