Na próxima quarta-feira (07/11), o Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula), em São Caetano do Sul, receberá a visita das comadres Maricota e Durvalina. O desenrolar desse encontro, que começa com o aparecimento de uma viola encantada, será apresentado em “Caminho da Roça”, peça infantil com duas sessões gratuitas: às 10h e às 14h30. A atividade é dirigida ao público escolar, portanto, deverão ser efetuados agendamentos prévios, por meio do e-mail dasalaaoteatro@scaetano.sescsp.org.br, para participar.
A narrativa revela curiosidades sobre a cultura caipira do Brasil, sua culinária, música, expressões e tradições. Com a viola encantada, as comadres passam a ver criaturas folclóricas do imaginário popular caipira, como a Mula-Sem-Cabeça e o Saci-Pererê. Paralelamente, uma avó conta à sua neta a história deste instrumento e de como ele representa uma tradição que precisa ser preservada.
A encenação é parte do projeto “Da Sala ao Teatro”, do Sesc-SP em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Secretaria de Educação (Seeduc). O objetivo é fomentar o teatro para alunos e professores, identificando e explorando elementos que compõem a linguagem cênica, tais como direção, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem, coreografia, interpretação, discurso cênico, além de apreciar e discutir criticamente o espetáculo.
A peça comemora os 20 anos do grupo “Meninas do Conto”, com Simone Grande e Antônia Matos. A direção é de Eric Nowiski. A criação foi feita a partir da pesquisa do universo caipira, trazendo como referência todo o imaginário dos quintais, da roça, dos mitos, das brincadeiras e da cultura tão presente em nossas vidas e na de nossos antepassados.
O espetáculo recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem em três categorias: autor de texto original para Paulo Rogério Lopes e Simone Grande, Revelação para Antonia Matos e o de Espetáculo Infantil. Recebeu também o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos da Arte) como Melhor Espetáculo de Incentivo à Cultura Popular.