Relação com gestão Bolsonaro pauta evento de prefeitos em São Caetano

A 74ª reunião da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) começa hoje, em São Caetano, com o objetivo de sensibilizar o futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL) a amenizar a crítica situação financeira de diversas cidades pelo País. A pauta é extensa, conforme relatou o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). Também vice-presidente de ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) da entidade, o tucano comentou que o encontro servirá para debates de temas que afligem chefes de Executivo pelo Brasil, como saúde de Previdências municipais, precatórios, pacto federativo e até mesmo o fim do convênio com o governo cubano no Programa Mais Médicos.

“Muitos prefeitos estão angustiados, com o caixa extremamente estrangulados. Por exemplo, o Bolsonaro anunciou que iria extinguir o Ministério das Cidades e há inúmeros convênios vinculados a essa Pasta. São Caetano tem projetos adiantados no Avançar Cidades. Como que fica?”, argumentou Auricchio, lembrando de obras de saneamento que São Caetano tem contratadas junto ao Ministério das Cidades.

Segundo o prefeito, o fato de Bolsonaro não ter participado de debates no segundo turno da corrida presidencial – alegou motivos de saúde após ter sido esfaqueado em atentado em setembro – fez com que muitas ideias do presidente eleito sejam reveladas somente agora, na montagem do novo governo.

Até por isso a expectativa é a de que Bolsonaro compareça à reunião da FNP. Como é tradição, o presidente eleito do Brasil costuma prestigiar o evento de prefeitos, fazer acenos por auxílio e parcerias. Como Bolsonaro ainda se recupera fisicamente, sua vinda a São Caetano não foi confirmada. A assessoria evitou cravar se o futuro presidente estará no Grande ABC.

Médico, Auricchio ponderou que o fim da parceria com o governo de Cuba no Programa Mais Médicos preocupa diversos colegas. “Não sou fã dos Mais Médicos, mas não dá para negar que a proposta era efetiva. Muitas cidades do País, principalmente aquelas de difícil acesso, passaram a contar com profissionais da Saúde justamente pelo programa. Não sabemos ainda como ficará após o fim do projeto.”

A 74ª reunião da FNP terá início às 18h de hoje, em coquetel de boas-vindas no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), no bairro Barcelona. Até quarta-feira haverá série de painéis, com prefeitos e secretários, para debater os principais assuntos relacionados aos municípios. Amanhã, por exemplo, o presidente da entidade e prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), traçará diagnóstico e perspectivas de receitas e despesas das cidades em momento de crise de arrecadação e aumento da demanda por serviços públicos.

Ainda amanhã, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), detalhará o Programa Cidades Inovadoras, que prevê R$ 1 bilhão em dois anos para financiar projetos inovadores em parceria com instituições financeiras credenciadas. “Quatro setores receberão apoio de forma prioritária: saneamento e recursos hídricos; Mobilidade Urbana; eficiência energética e energias renováveis”, informou o ministério.