A rede municipal de saúde de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, acompanha atualmente 772 pessoas portadoras do vírus HIV. Segundo a Prefeiura, o município ainda tendeu 1.800 casos de sífilis em 2018, um número considerado preocupante pelo município.
Na próxima semana, a cidade realizará ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV/Aids e a sífilis. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, serão disponibilizados testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas.
“A ação tem como objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção dessas doenças, com orientações, aconselhamentos e com a oferta de testes rápidos”, explica o coordenador da área técnica do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Alexandre Yamaçake. “A testagem é o caminho para o cuidado contínuo, diagnóstico, tratamento, retenção e supressão viral. O exame é rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos”.