Vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef), o órgão foi ampliado e passará de 26 para 37 representantes de 10 secretarias, da Câmara de Vereadores, duas entidades assistenciais e da sociedade civil.
O prefeito José Auricchio Júnior relembrou que a cidade é pioneira na implantação de uma secretaria voltada especificamente para tratar dos assuntos da pessoa com deficiência. “Em 2010, criamos a Sedef por acreditar que teria um papel especial para o desenvolvimento do município. Essa pasta vem crescendo e proporcionando mais qualidade de vida para a pessoa com deficiência”, pontuou. “Acredito que esse trabalho conjunto seja o caminho para diminuir as desigualdades e para mudar a percepção da sociedade para a deficiência”.
As secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), parceira no Programa Esportivo Comunitário – PEC Inclusivo, de Cultura (Secult), realizadora do projeto Ballet Adaptado, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti), que atua para garantir o direito ao trabalho da pessoa com deficiência, e de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelas intervenções de acessibilidade arquitetônica da cidade, passaram a ter representantes no Comped. A sociedade civil também aumentou de cinco para 11 o número de componentes.
“A posse do novo grupo é uma vitória e, juntos, vamos trabalhar intensamente para desenvolver as políticas públicas que trazem benefícios para São Caetano”, avaliou a titular da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca, que além de dar as boas vindas aos conselheiros, apresentou a nova identidade visual da Secretaria. “A borboleta é o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza e da renovação. Com esse espírito, vamos voar”, completou.
CONSELHEIROS EMPOSSADOS
Representantes do Poder Público Municipal: Maria José Poli (titular) e Flavio Nakaoka (suplente), da Secretaria de Assistência e Inclusão Social; Adriana Gomes da Fonseca (titular) e Luciana Faria de Carvalho (suplente), da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida; Leonardo André Cocca Parente (titular) e Cléber Jorge Oliveira da Silva (suplente), da Secretaria Mobilidade Urbana; Patrícia Aparecida David (titular) e Maria Madalena Cândida Jerônimo da Silva (suplente), da Secretaria de Educação; Vladimir Guirado Cândido (titular) e Giselle Boacnin Martins (suplente), da Secretaria de Obras e Habitação; Angela Aparecida de Rosa (titular) e Adriana Pizzo Nascimento Gabanini, da Secretaria de Saúde; Walter Luiz Rodrigues Junior (titular) e Maria Aparecida de Jesus Triunfo, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Áquila Fernanda Lugli (titular) e Vitor Raboni (suplente), da Secretaria de Cultura; Thales Vaber de Carvalho Mendes (titular) e Laurimar Alves Gomes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação; Luis Alberto Garcia de Galarraga (titular) e André Mario de Araujo (suplente), da Secretaria de Serviços Urbanos; Daniel Fernandes Barbosa (titular) e Caio Eduardo Kin Jesus Funaki (suplente), da Câmara Municipal de São Caetano do Sul.
Representantes da Sociedade Civil: Maria Cristina Futigami Ortega, Ronaldo Luiz Tonini, Rosa Helena Geribola, Aline Ferreira Andrade, Henriete de Moura Henriques, Laís Siqueira Liberal, Luciana Corradi Cano, Melina de Aquino Nogueira, Sheyla Esteves Miari Souza, todos titulares, e Marta Maria Cardoso dos Santos e Célia Cesário de Sousa Belmonte, suplentes.
Representantes das Entidades Não Governamentais: Sandra Regina Zorzetti (titular) e Maria Raimunda Pereira (suplente), do Centro de Integração Vitor Eduardo (Cive); Paula Damiana Marcondes Ferreira (titular) e Roda Aparecida Fiuka de Nardi (suplente), da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de São Caetano do Sul (Apae).
A primeira reunião e a definição da presidência e secretariado estão previstas para ocorrer em janeiro de 2019. Na ocasião também será definido o calendário dos encontros mensais.