Obra mal sinalizada do Saesa causa acidente e leva GCM à morte

Uma obra do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano do Sul, causou grave acidente e levou um GCM (Guarda Civil Municipal) da corporação da própria cidade à morte.

A obra, para reparo no sistema de drenagem, na avenida Fernando Simonsen, gerou uma cratera na via ocupando pelo menos três metros na faixa de rolamento esquerda na pista sentido rua Amazonas. A intervenção aconteceu na quarta-feira (10) e se estendeu até o final de ontem. Para tapar o buraco, equipes da autarquia usar pedra britada e terra, porém não sinalizaram o terreno acidentado. Com a forte chuva desta quinta-feira, parte da terra escorreu junto com a água, ou seja, o buraco de cerca de um metro de largura ficou ainda mais profundo.

Pouco antes das 6h da manhã de hoje, o CGM José Florêncio da Silva, 57 anos, deixou o plantão na sede da corporação e seguia para casa, ao trafegar pela avenida Fernando Simonsen de moto, quando não viu o buraco, o dia ainda não tinha amanhecido, ele então se desequilibrou, foi lançado ao solo, bateu a cabeça e morreu no local. Ele usava capacete.

Testemunhas afirmaram que o local, desde o início das obras, não tinha qualquer tipo de sinalização. Logo após o acidente, viaturas da GCM isolaram a área com fita zebrada. A perícia foi acionada e o caso registrado na Delegacia Sede de São Caetano.

José Florêncio da Silva, tinha 23 anos de corporação. Ele deixa esposa, um filho e um netinho de 11 meses. O velório ocorre no Hospital São Caetano, até às 8h da manhã deste sábado e na sequência será o sepultamento no Cemitério da Saudade (Cerâmica), às 9h.

 

Com a palavra

O Saesa se manifestou por meio de nota: “Em trecho da Av. Fernando Simonsen, foi realizado reparo no sistema de drenagem urbana, iniciado na quarta-feira (09/01) e finalizado ontem (10/01), por volta das 16h30. O local foi tampado com terra compactada e britas (procedimento padrão), sendo o asfaltamento agendado para às 8h de hoje (11/01). Devido à forte chuva da madrugada, o reparo cedeu. O Saesa lamenta o ocorrido e está apurando tecnicamente para possíveis providências”.

 

Apesar do acidente, o buraco continuou aberto. Funcionário, sem qualquer identificação da autarquia municipal, fazia perto da hora do almoço de hoje, a compactação das britas e terra na cratera, mas até o fechamento desta edição não havia qualquer movimentação para asfaltar o trecho da via.