Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da Ong (PR), propõe a criação de um serviço de atendimento móvel para animais, vítimas de acidentes e maus tratos, além de oferecer vacinação, castração e vermifugação, no município. O SAMUVET (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário) é uma versão do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
voltado para cães e gatos. O texto prevê que o foco principal seja o atendimento de bichos atropelados, maltratados ou com risco de morte. A ambulância, de acordo com a intenção do vereador, teria que circular com um médico veterinário e cirurgião, anestesista, assistente e motorista, e ter todos os equipamentos necessários para um resgate. “Esse tipo de serviço já foi implantado e está sendo executado em várias outras cidades, como Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador.
São frequentes os casos de animais acidentados que, por falta de condições financeiras do tutor ou insensibilidade das testemunhas, vieram a óbito por não ter um socorro imediato”, explicou o autor do projeto. Ele acredita que o cuidado com os animais deve ser, também, uma função do Executivo. O PL, que será analisado pelas comissões antes de ir a plenário, também prevê a execução de parcerias com entidades de proteção animal, ONGs, universidades e estabelecimentos veterinários para a execução do projeto.