Médica Regina Maura imprime sua marca à frente da Saúde de São Caetano do Sul

Muito além de médica e mãe, Regina Maura Zetone está à frente de uma das principais áreas da gestão do prefeito José Auricchio Júnior, a Saúde. A secretária tem imprimido sua marca frente à Pasta e promovido importantes alterações nos serviços e atendimentos prestados à população. Em entrevista exclusiva à Folha de São Caetano, Dra. Regina, como é carinhosamente chamada nos quatro cantos da cidade, revela que a previsão de entrega da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – a primeira da cidade – e do Hospital de Emergências Albert Sabin é para o próximo sábado. Além disso, a secretária destacou que “em breve” novidades sobre o Hospital Universitário serão divulgadas. Regina Maura destaca, ainda, a estrutura da rede com cinco hospitais, mais de dez mil atendimentos de emergência mês e centena de milhar na área de serviços eletivos mensalmente. Os números impressionam e indicam que o acesso à Saúde em âmbito municipal é universal, ou seja, atende toda população sem qualquer distinção.

FOLHA: Quando o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS) será entregue? REGINA: “Data provável 16/03, próximo sábado”.
FOLHA: E a UPA (Unidade de Pronto de Atendimento)? Qual será o porte? REGINA: “A UPA porte III será entregue juntamente com o HMEAS”.

FOLHA: Há um cronograma de transferência dos pacientes do Hospital São Caetano para o HMEAS? REGINA: “Sim. Confirmada a previsão de entrega para o dia 16, as transferências de pacientes serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 de março”.
FOLHA: Após a transferência dos pacientes do Hospital São Caetano para o Albert Sabin qual será a destinação ou uso da estrutura instalada na Rua Espírito Santo? REGINA: “Concluída esta etapa (transferências), o Hospital São Caetano abrigará cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que entrarão em reforma. As intervenções já estão licitadas”.

FOLHA: Atualmente, quantos atendimentos são realizados na rede municipal de Saúde em emergências e eletivos? REGINA: “Mais de 10.000 atendimentos ao mês são realizados em emergência e 100.000 atendimentos eletivos mensalmente”.
FOLHA: O setor de Saúde é o que mais demanda recursos públicos para a sua manutenção e necessita de profissionais especializados e dedicados. Neste sentido, há alguma área ainda deficitária que considera como prioritária para a melhora no atendimento e serviços prestados? REGINA: “Sim. Estamos fortalecendo a atenção básica. O agendamento somente irá melhorar e ficar a contento quando se tornar 100% digital, através do nosso aplicativo e com 100% do prontuário eletrônico instalado em todas as unidades de saúde e hospitais”.
FOLHA: Qual a avaliação até o momento do prontuário eletrônico? REGINA: “Estamos dentro do cronograma. O atraso se deve às unidades que ainda estão em reforma apenas. Terminaremos quando todas reformas estiverem prontas. Inclusive UPA e HMEAS já serão inaugurados com o prontuário eletrônico em total implantação”.

FOLHA: Qual o tamanho da rede de saúde de São Caetano entre médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais diretamente ligados ao atendimento dos pacientes? REGINA: “Temos cerca de 2.000 servidores diretamente em atendimento na área da saúde”.
FOLHA: Qual a atual infraestrutura da rede municipal de Saúde, em número de leitos, unidades hospitalares e atendimento básico? REGINA: “Atualmente contamos com 201 leitos hospitalares em cinco hospitais e mais 25 unidades de atendimento à saúde”.