Nova unidade móvel leva atendimento odontológico para dentro das escolas de São Caetano

Os sorrisos dos alunos da rede municipal de São Caetano do Sul serão acompanhados mais de perto por dentistas. Como parte dos programas Saúde em Movimento e Saúde na Escola, a Prefeitura entregou a Unidade Móvel de Odontologia, que realiza atendimentos diários nas instituições de ensino da cidade. Os primeiros estudantes contemplados foram os da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Leandro Klein, no Bairro Nova Gerty, nesta sexta-feira, 12.

 

Levar dentistas para dentro das escolas é estratégico, uma forma eficiente de cuidar da saúde bucal de nossas crianças e adolescentes. Esta é mais uma ação da Prefeitura, que leva os serviços de Saúde para onde a população está”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

 

O chefe do Executivo anunciou a entrega de uma segunda Unidade Móvel de Odontologia, prevista para a semana que vem. “Juntas, terão capacidade para realizar até 30 mil atendimentos por ano, cobrindo toda a rede municipal de ensino”, concluiu Auricchio.

 

Na primeira semana (de 15 a 19/4), os atendimentos serão realizados na Emef Elvira Paolilo Braido (Bairro Oswaldo Cruz), no período da manhã, e na EMI (Escola Municipal Integrada) Matheus Constantino (Bairro Nova Gerty) à tarde.

 

O Programa Saúde na Escola é fundamental para a promoção de saúde e a prevenção de doenças. Na área odontológica, faz um excelente trabalho de profilaxia e tratamento de cáries, diagnósticos gerais e o devido encaminhamento para evitar problemas futuros para as crianças, sejam ortodônticos, endodônticos e até na fala”, destacou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

 

A unidade é climatizada (com ar-condicionado) e possui aparato completo para consultas e procedimentos, além de uma plataforma elevatória para cadeirantes. A equipe é formada por quatro dentistas e dois técnicos de saúde bucal. O investimento para a manutenção do serviço será de R$ 164 mil por ano.

 

O primeiro aluno a ser atendido foi Brian Gabriel da Silva, do 4º ano do Ensino Fundamental. O garoto de 8 anos aprovou a novidade. “Acho muito melhor o dentista vir até a escola do que eu ter de ir até ele”, resumiu, após ser orientado sobre escovação e receber o diagnóstico de que está tudo em ordem com a sua saúde bucal. “É porque eu escovo os dentes direito”, finalizou.

 

1 – Prefeito diante de alunos durante o ato de entrega do novo e moderno equipamento

2 – Fabricio Faria secretário de educação e Cristina Cuel coordenadora do setor de odontologia na cidade

3 -Acessibilidade para cadeirantes

 

Rolar para cima