Deputado Thiago Auricchio pede a governador urgência para obra contra enchente

O problema das enchentes em nossa região não
pode esperar nem mais um minuto. Muito recentemente, a população sofreu, inclusive com perda de vidas, os efeitos destas verdadeiras catástrofes. Por isso, protocolei indicação ao governador João Doria solicitando, em caráter de urgência, a liberação dos recursos necessários para a construção do Piscinão do Jaboticabal, nas divisas
entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo.
O Piscinão do Jaboticabal será um reservatório com 900
mil metros cúbicos de capacidade e está localizado em um
ponto geográfico, na confluência do Córrego Jaboticabal, Ribeirão dos Couros e Ribeirão dos Meninos, que ajudará a evitar alagamentos principalmente em São Caetano e São Bernardo, mas também em pontos específicos da Capital. Durante seus três mandatos, o prefeito Auricchio, em parceria com os governadores Geraldo Alckmin e José Serra, construiu uma série de obras para diminuir as enchentes em São Caetano. Muito foi conquistado, mas desde o princípio o prefeito Auricchio apontava para que mais precisava ser feito, e a importância do Jaboticabal, por sua localização e capacidade estratégicas. O fato de envolver três municípios e a necessidade de serem feitas desapropriações acabou levando o Governo do Estado a paralisar o projeto. Mas não dá mais para esperar, com perdas materiais e especialmente de vidas.
Confio no compromisso assumido no mês passado pelo governador Doria com os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e o chefe do Poder Executivo da Capital, Bruno Covas, em liberar novamente o projeto. Ele se comprometeu a investir verbas do Estado, ir buscar no Governo Federal e, se necessário, pleitear recursos internacionais, com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ou o Banco Mundial, para que a obra possa ser executada. Minha indicação ao governador para acelerar a liberação da verba foi apenas o primeiro passo de uma luta incansável que assumi para resolvermos esse problema.