Auricchio reorganiza o Profamília, o maior programa social da história da cidade

Auricchio: “Resgatar o Profamília é uma vitória para São Caetano”
Auxílio para uniforme e transporte escolar, cesta básica de alimentos, programas de emprego e renda, bolsa de estudo e auxílio aos atingidos pela enchente. Esses são alguns dos benefícios sociais oferecidos pela Prefeitura de São Caetano por meio do programa municipal Profamília. Com a gestão implantada pelo prefeito José Auricchio Júnior, as contas do Município estão reequilibradas e, por isso, está sendo possível retomar esses serviços a milhares de moradores. Atualmente, cerca de 30.000 munícipes recebem benefícios, que são disponibilizados de acordo com critérios estritamente sociais. Os programas estão sendo resgatados gradativamente, desde 2017, graças à boa gestão da Prefeitura. “Minha grande preocupação como prefeito, neste terceiro mandato, foi deixar novamente a cidade governável do ponto de vista financeiro. É um trabalho que, num primeiro momento, pode não ser visível, mas logo os frutos começam a aparecer. E o Profamília é uma importante forma de aplicar políticas públicas voltadas ao social e ao desenvolvimento humano. Resgatar esse programa é uma vitória para São Caetano do Sul”, afirma o prefeito Auricchio.

HÁ 12 ANOS

O Profamília foi criado pela Prefeitura em 2007, logo na primeira gestão de José Auricchio. Foi projetado para ser mais do que um programa de atenção social e transferência de renda. Ganhou um caráter sem assistencialismo e com vertentes que promoviam o aprimoramento profissional e reinserção no mercado de trabalho. Em 2012, o Profamília atendia a mais de 15.000 famílias, buscando cidadãos em vulnerabilidade social e oferecendo benefícios para educação, saúde, alimentação, transporte e medicamentos, entre outros. Entre 2013 e 2016, algumas vertentes foram extintas e outras mudaram de nome ou foram reduzidos. Para Auricchio, a missão é ir ao encontro de quem realmente necessita: “Os critérios técnicos são fundamentais para se fazer justiça social com os benefícios”.

Neste ano, Auricchio vai retomar o Auxílio Medicamento e lançar o Microcrédito para MEIs

São Caetano continua o processo de reorganização do Profamília. O prefeito José Auricchio Júnior anunciou duas novidades para este ano, em saúde e emprego: o relançamento do Auxílio-Medicamentos e a criação do novo Microcrédito para MEIs (Microempreendedores individuais). Outra boa notícia será, em breve, o aumento do valor do Auxílio-Transporte Escolar. O auxílio para compra de remédios em farmácias conveniadas já existia no passado e chegou a atender cerca de 3.000 pessoas com R$ 60 por mês. Agora, a Prefeitura já estuda os novos critérios e o valor, que será maior. “Queremos um olhar técnico nessa questão, priorizando o morador que for diagnosticado com patologia que se agrava por falta de remédio”, exemplifica Auricchio. Já a linha de crédito para MEIs se
rá uma vertente inédita do Profamília. A proposta é estimular a microeconomia de São Caetano, oferecendo empréstimos a juros baixos aos cerca de 9.000 microempreendedores individuais da cidade. A iniciativa prevê impactos positivos na economia do município. A Administração Municipal estima que entre 10% e 15% dos MEIs possam aderir ao programa, o que representaria 2.000 beneficiários. O crédito será disponibilizado em duas linhas: capital de giro e investimento. Os juros deverão ser semelhantes aos praticados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em torno de 5% ao ano. O munícipe deverá ter cerca de 24 meses de carência e poderá quitar a dívida em 60 meses. A Prefeitura estuda reservar aproximadamente R$ 2 milhões para esse benefício.