Olyntho Voltarelli, Vereador e Primeiro-Secretário

Olyntho Voltarelli (PSDB), 34 anos, Sulsancaetanense de família tradicional na Educação, Servidor Público de carreira do Poder Executivo, por 12 anos atuou na Secretaria Municipal de Obras e Habitação, está exercendo o seu primeiro mandato de Vereador (2017 – atuando) e foi eleito para o cargo de Primeiro-Secretário da Câmara Municipal. Conheça um pouco mais sobre o jovem sulsancaetanense que tem se tornado um dos mais atuantes no legislativo. Leia abaixo entrevista exclusiva à Folha.
————————————————————————————————————————————-

Folha de São Caetano: Olyntho, na sua perspectiva como foi o desempenho da atual Legislatura no primeiro biênio?

Olyntho Voltarelli: Olá amigos da Folha de São Caetano, olá querido leitor. O desenvolvimento do município passa pelo Parlamento. É Na Câmara Municipal, em especial nas Sessões em Plenário, que de forma ampla e democrática discutimos e traçamos diretrizes para o futuro da nossa cidade. Neste primeiro biênio tenho a convicção que houve progresso, pois, os Vereadores na sua ampla maioria, optaram por deixar discursos populistas e vazios de lado e contribuíram para com a retomada do desenvolvimento que hoje é visível. Passamos por momentos difíceis no início da Legislatura, onde somente a maturidade, a austeridade no voto e principalmente a responsabilidade com São Caetano do Sul prevaleceram. Portanto, entendo que o Poder Legislativo correspondeu às expectativas de forma muito positiva.
Folha: Como você avalia a sua atuação como Vereador e PrimeiroSecretário da Câmara Municipal neste seu primeiro mandato?

Olyntho: Ser Vereador em São Caetano do Sul, umas das melhores cidades do Brasil para se viver, é uma grande honra e responsabilidade. Constantemente elaboramos proposituras que venham contribuir para melhorar de forma coletiva a qualidade de vida da população, visitamos os equipamentos públicos para fiscalizar a infraestrutura de modo geral e o atendimento ofertado aos cidadãos e também procuramos atender por excelência os munícipes nas questões mais pontuais, tanto em meu gabinete como nas ruas da cidade. Nos dois primeiros anos do mandato fui membro permanente da Comissão de Justiça e Redação, comissão esta de extrema importância que analisa a legalidade e constitucionalidade de todos os Projetos de Lei que tramitam na Casa. Agora a responsabilidade aumentou ainda mais, pois, fui eleito pela maioria dos colegas Vereadores Primeiro Secretário para este segundo biênio, compondo assim a Mesa Diretora. Com dinamismo, disciplina e responsabilidade estamos conciliando a condução do mandato, das funções administrativas e a nossa trajetória política. Assim avalio o mandato como sendo muito produtivo.

Folha: Você com apenas 34 anos de idade já acumula 15 anos de vida pública, foram 12 anos no Poder Executivo atuando na Secretaria de Obras e Habitação da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e agora praticamente mais 3 anos no Poder Legislativo. Podemos então afirmar que “Experiência e Juventude“ podem caminhar juntas?

Olyntho: Claro que sim. Comecei trabalhar muito jovem e aproveitei ao máximo as oportunidades que surgiram no meu caminho. Ingressei na vida pública em 2004 na Secretaria de Obras e Habitação da nossa cidade, passando pelos setores do Cadastro Imobiliário e da Fiscalização de Obras particulares, fui Coordenador da Manutenção e Expansão da Iluminação Pública do município, chegando a ocupar também o cargo de Chefe de Setor na mesma Secretaria até o ano de 2015. Em 2012 fui muito bem votado na minha primeira candidatura à Vereador (985 votos), votos estes que me garantiram a suplência de Vereador assumindo o mandato por um breve período em 2014. Portanto, antes de completar 30 anos de idade, eu já havia adquirido esta experiência que me permitiu conhecer São Caetano do Sul de forma mais profunda e com certeza contribuiu grandemente para eu hoje estar eleito Vereador tendo praticamente dobrado a minha votação (1701 votos) na eleição de 2016.

Folha: Na sua opinião, qual o perfil ideal de um Vereador que atenda as expectativas dos munícipes/eleitores que na atualidade estão muito mais exigentes por conta da situação política no país?

Olyntho: Felizmente a população está se demonstrando mais conectada, politizada e participativa. Em vista disso,
Olyntho o perfil que melhor representa o munícipe/eleitor no meu ponto de vista é o Vereador dinâmico e atuante, que preste contas e que honre o seu mandato, engajado e atento para com as primeiras necessidades do cidadão. A população precisa de um Gestor Público competente e que esteja sempre acessível de forma direta para representá-la. Nas últimas eleições o discurso da “Nova Política” veio muito acentuado por muitos candidatos. Eu não acredito na “Nova Política” e nem na “Velha Política”. Eu acredito na “Boa Política”, que se traduz numa excelente gestão com uma prestação de serviços públicos de qualidade com menos burocracia, mais transparência e honestidade.
Folha: A Folha, tradicionalmente, vai periodicamente às ruas ouvir a população para saber qual o melhor e o pior Vereador da cidade. Você vem crescendo e na opinião popular é um dos melhores Vereadores de São Caetano do Sul. No seu ponto de vista, quais suas principais ações que lhe credenciam a conquistar popularidade?

Olyntho: A receita é TRABALHO. Fui eleito para trabalhar e assim venho fazendo. Não credito este resultado em
principais ações mas numa rotina diária muito dinâmica onde conto com um quadro de assessores de alta performance que me dão total suporte em todas as frentes. Acredito que este resultado aparece na somatória da assiduidade na atividade parlamentar com a busca da excelência no trato com a população. Estar em contato com as pessoas é o que mais me dá prazer na vida pública.
Folha: Podemos atribuir a retomada do desenvolvimento de São Caetano do Sul por conta da sinergia entre os Poderes Legislativo e Executivo?

Olyntho: Com certeza, a independência dos Poderes é fundamental mas quando existe sinergia entre eles a cidade progride. São Caetano do Sul hoje retomou seu crescimento e contra números não há argumentos. O nosso Tri-Prefeito Auricchio acumula nas suas gestões a marca do desenvolvimento. Tive a oportunidade de compor o seu quadro de funcionários nas suas duas primeiras administrações e acompanhar de perto a dinâmica de trabalho e nesta gestão, como Vereador da base governista, venho participando da construção desta nova fase da nossa cidade como Parlamentar. Agradeço a Folha pela oportunidade da entrevista, Vivemos São Caetano do Sul !!!