O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou segunda-feira (19/8) o Programa Remédio em Casa. A ação, integrante do Profamília, consiste na entrega de medicamentos de uso contínuo (como os de combate à hipertensão arterial e ao diabetes) diretamente a 6 mil pacientes em suas residências. O evento foi realizado no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona.
Inicialmente, o programa contemplará 633 pacientes do Bairro Barcelona, que, após a reinauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) Ivanhoé Esposito, em julho, já estão inseridos na rede de prontuário eletrônico. Os medicamentos começarão a ser entregues na segunda-feira (26/8). Em seguida, a ação será levada para os bairros Prosperidade (UBS Maria Corbeta Segato) e Boa Vista (UBS Angelo Antenor Zambom), chegando a toda cidade gradativamente.
“Não faz sentido o paciente ter de ir à UBS todos os meses somente para retirar medicamentos que a gente já sabe que ele precisa. Portanto, além de desafogar as unidades, essa é uma estratégia que visa o conforto das pessoas”, ressaltou Auricchio, ao explicar que cada entrega conterá remédios para 60 dias de tratamento – é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.
O prontuário eletrônico permitirá identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação. A entrega em casa será feita por quatro motos identificadas do Programa.
O deputado estadual Thiago Auricchio antecipou que fará indicação para que o governador João Doria leve a iniciativa do Remédio em Casa para todo o Estado de São Paulo. “É um programa pioneiro, que mostra o respeito que a Prefeitura tem com os moradores.”
Já a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou o melhor acompanhamento dos tratamentos dos pacientes proporcionados pelo prontuário eletrônico e o novo programa. “Hipertensão, diabetes e outras patologias associadas não têm cura. Mas, com um melhor gerenciamento, os pacientes ganham em qualidade de vida.”
Para a adesão ao Remédio em Casa, os moradores do Bairro Barcelona que precisam de medicamentos de uso contínuo e estão inseridos no Programa Hiperdia devem cadastrar suas receitas na UBS Ivanhoé Esposito. Cerca de 100 pessoas aproveitaram para registrar a solicitação já no evento de lançamento.
“Este Programa facilitará muito a nossa vida”, afirmou Cleusa Rossi Molina, de 75 anos. “É uma grata surpresa. Fico feliz em saber que a Prefeitura está atenta em melhorar ainda mais a Saúde”, externou Eliana Aparecida Fredo da Costa, de 64. Ambas as senhoras receberam os medicamentos diretamente das mãos do prefeito Auricchio.
Mark Ribeiro (MTb – 46.082)
20/8/2019
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS