GCM de São Caetano completa 66 anos como referência para o ABC e o Estado de São Paulo

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul completa 66 anos de existência nesta terça-feira (17/9). Com contingente de 432 guardas, é referência para o Grande ABC e o Estado de São Paulo. Criada em 1953 por Lei Municipal pelo então prefeito Anacleto Campanella, a instituição ‘nasceu’ sendo chamada de Guarda Noturna, depois passou pela denominação de Seção de Polícia Municipal e, em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, foi criada a Guarda Municipal, pelo prefeito à época, Hermógenes Walter Braido. Em abril de 2000, na gestão de Luiz Olinto Tortorello, surgiu a Guarda Civil Municipal. “Estou na minha terceira passagem como chefe do Executivo de São Caetano e, sinceramente, percebo de forma inédita uma interação muito forte entre as Forças de Segurança na cidade: a Secretaria de Segurança, a GCM, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Essa junção de forças só tende a trazer cada vez mais bene
fícios à cidade e ao morador. Sem dúvida, a ação sempre presente da GCM tem sido preponderante para obtermos os resultados significativos, como o de município mais seguro da Região Metropolitana. Por isso, parabenizo a instituição e todos os guardas”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior. A GCM atua no policiamento preventivo e comunitário, na proteção dos bens públicos, serviços e instalações municipais, por meio de sistema inovador e implantação de programas moldados à realidade da cidade. Com o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), passou a atuar permanentemente para a proteção sistêmica da população, de forma integrada a outros órgãos da segurança pública, tornando-se uma força a mais no combate à violência urbana. Hoje, comandada pelo GCM 1ª Classe Claudinei da Silva Magalhães, a GCM é composta em sua estrutura organizacional pela Divisão de Operações Especiais, formada pela Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas), ROMU (Rondas Municipais) e o Canil, considerado exemplo no ABC. Conta, ainda, com as Viaturas Setoriais, Ronda Escolar, Teatro de Fantoches e o Pelotão de Ciclopatrulha.

PARABÉNS “A Secretaria Municipal de Segurança parabeniza a GCM pela sua composição ativa, inativa e aqueles que passaram pela instituição, dando sua própria vida pela sociedade são-caetanense” – Jorge Martins Salgado, secretário municipal de Segurança. “Estou há 20 anos nesta instituição que tanto amo. Pra mim, estar à frente de uma corporação com quase 500 homens e mulheres é como comandar uma enorme família, a minha família. Tenho muito orgulho em fazer parte desta história sexagenária e estendo meus parabéns à todos os guardas” – Claudinei da Silva Magalhães, comandante da GCM de São Caetano do Sul. “Parabéns à GCM de São Caetano do Sul, excelência na prestação de serviços à população; a todo o seu efetivo, pelo empenho e trajetória na corporação; à sociedade local; ao Executivo e ao Legislativo, por investirem e apoiarem a segurança em defesa de todos. Com certeza, uma das guardas municipais mais modernas e atuantes do nosso Estado” – Rodrigo Rocco Razuk Maluf, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar. “Na pessoa do Comandante Magalhães, parabenizo a GCM de São Caetano do Sul pelo seu 66º aniversário. Valorosa corporação, composta de homens e mulheres de fibra e que, em consonância com as demais forças de segurança, traz paz e tranquilidade à população bandeirante, em especial, ao povo são-caetanense. Parabéns GCM de São Caetano. Que Deus abençoe seus componentes” – Kátia Regina Cristófaro Martins, delegada titular de São Caetano do Sul.