Começou nesta segunda-feira (21/10) a quarta edição do Encontro Pedagógico e Cultural da Educação Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Caetano. Com o tema “A Criança e suas Experiências como Centro das Práticas Pedagógicas”, o evento destina-se aos profissionais da Educação Infantil.
“O objetivo é o enriquecimento de repertório de práticas e a ampliação do olhar do adulto para as experiências da criança, aprimorando a ação docente segundo os princípios propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, explicou o secretário de Educação Fabricio Coutinho.
Com esse propósito, o encontro abriu com uma palestra proferida pelo educador Paulo Sérgio Fochi, doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo e um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da BNCC para a Educação Infantil.
Após a palestra de abertura, no Anfiteatro do Externato Santo Antônio, o encontro seguiu no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns. Na terça (22/10), os professores tiveram a oportunidade de partilhar suas melhores práticas pedagógicas.
Foram 6 salas de compartilhamento de experiências, contendo três trabalhos apresentados em cada sala, totalizando 18 apresentações de práticas de referência realizadas nas escolas municipais de Educação Infantil.
Nesta quarta (23/10), eles participarão de oficinas temáticas, onde aprenderão diferentes atividades lúdicas para implementar em sala de aula. “Serão seis oficinas temáticas, atendendo a 35 professores em cada oficina”, informou a diretora do Cecape, professora Denise Pattini.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O encerramento do IV Encontro da Educação Infantil será nesta quinta (24/10), às 18h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, com palestra sobre educação inclusiva pelo educador Rodrigo Hübner Mendes.
Mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas e consultor da Unesco, o palestrante é fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que trabalha para garantir que todas as pessoas com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade na escola comum.
Esse é, também, o objetivo da Prefeitura de São Caetano, expresso pelo próprio prefeito José Auricchio Júnior, em encontro realizado com Associações de Pais e Mestres na última sexta-feira (18/10). “A educação inclusiva requer aprimoramento constante. Vamos torná-la ainda melhor”, afirmou Auricchio.
Suzel Tunes (MTb 19.311)
23/10/2019
Fotos: Junior Camargo/PMSCS e Divulgação/PMSCS
Legenda das fotos:
Foto 1: Palestrante Paulo Fochi (esq) e secretário de Educação Fabricio Coutinho
Foto 2: Abertura do evento
Foto 3: Abertura das oficinas pela diretora do Cecape Denise Pattini
Foto 4: Na terça (22/10), houve compartilhamento de experiências, como a atividade “Despertando Sensações, Aromas e Sabores” desenvolvida na EMI Josefa da Cunha Leite