Dr. Marcos Fontes propõe conexão de câmeras com as forças de segurança

Utilizar a tecnologia a serviço da segurança pública. Esta é a visão e proposta do vereador Dr. Marcos
Fontes. “A qualidade de vida dos cidadãos tem na segurança pública um item de fundamental importância, pois é necessário e uma obrigação do ente público garantir o bem -estar do munícipe dentro e fora do lar”, explica o parlamentar. Na atual gestão do prefeito Auricchio, São Caetano entrou na era 5G, de cidade conectada, e está investindo em tecnologia, sem perder a qualidade dos bons serviços públicos.

FOLHA DE SÃO CAETANO – O que o senhor pode esclarecer sobre política de segurança pública?

DR. MARCOS FONTES – Sei da minha competência legislativa e dos limites que me são impostos pela Constituição Federal e Estadual. Some-se a isso a nossa Lei Orgânica. Mas quando se trata de proteger o maior bem de uma cidade, de valor inestimável, qual seja o cidadão, nós, legisladores, temos que pensar no trabalhador, na mãe de família, no estudante, no idoso, no jovem e na propriedade. Ademais, política pública de segurança é expressão que engloba as diversas ações, governamentais e não governamentais, que sofrem ou causam impacto no problema da criminalidade e da violência. Nossas proposituras de compartilhar imagens de câmera de comércio e residências, botão do pânico, whatsapp com forças de segurança pública, imagens da rede bancária e seu entorno compartilhadas com as Policias Militar, Civil e GCM, em casos suspeitos, vão no sentido de me sentir colaborando para a redução da violência.

FOLHA – Na prática, como funcionará a integração?

DR. MARCOS FONTES – O objetivo é ver o centro de controle operar de maneira descentralizada e contando com um forte esquema de vigilância, capaz de detectar a presença de armas, barulhos estranhos, atos de vandalismo e suspeitos etc., permitindo a adoção imediata de medidas preventivas ou de repressão. Já os policiais ficam seguros e conectados permanentemente com o Centro de Controle e suas viaturas terão aplicativos disponibilizados em celulares e tablets.

FOLHA – O senhor não acha que tais medidas podem causar polêmica, no sentido de as pessoas se sentirem vigiada, perdendo sua privacidade?

DR. MARCOS FONTES – É impressionante como a sofisticação tecnológica empregada na segurança pública ajuda o cidadão, sem interferir na privacidade e no direito de ir, vir e permanecer. Uma coisa é certa: enquanto eu estiver como vereador de São Caetano a segurança pública, dentre outros, é compromisso constante de minha legislatura. Busco soluções e eficiência, para garantir o atendimento ao cidadão e legislo para modernizar a estrutura do governo com qualidade e baixo custo, é meu compromisso que cumpro todos os dias estando vereador e sendo médico.