Tênis Clube de São Caetano: uma escola de campeões

A pedido da FOLHA, Altevir Anhê, o grande nome por trás do Tênis Clube de São Caetano do Sul, contou um pouco da história dessa importante entidade esportiva da cidade, que atende mais de 300 alunos do Programa Esportivo Comunitário (PEC), da Prefeitura. “Tudo começou no início da década de 1990, nas quadras que ficavam ao lado do campo de futebol do Estádio Anacleto Campanella. Fui indicado para ser o Presidente da APM de Tênis de Campo, e, ao lado dos professores, com o apoio Administrativo de Tereza Anhê, Ana Maria e Sonia Piacentini, sob a Coordenação da Professora Cássia Lorenzini, demos início à prática do tênis de Campo. Tudo muito improvisado, que foi se ajeitando pouco a pouco”, lembra. Segundo Anhê, em pouco tempo já começaram os treinamentos com Professores especializados, tanto técnicos, como físicos, para as crianças, para os adultos, tanto masculino como feminino. “Vários alunos, alunas, tenistas, começaram a se destacar e todos fizeram suas filiações à Federação Paulista de Tênis, e começaram a participar de vários Torneios Estaduais, Nacionais e inclusive Internacionais. Dalí saíram muitos bons atletas, inclusive alguns se tornaram Professores e estão até hoje ministranTênis Clube de São Caetano: uma escola de campeões do suas aulas em vários Clubes, inclusive no nosso Tênis Clube e muitos foram Campeões em várias categorias”, conta Anhê. “Foi ali também que fizemos o Curso de Árbitro de Tênis de Campo,cujas aulas eram ministradas na Federação Paulista de Tênis. Com muito orgulho o nosso querido amigo Professor Carlos Bernardes aproveitou todos esses ensinamentos e acabou se transformando no maior árbitro de tênis do Brasil, participando inúmeras vezes como de jogos superimportantes dos maiores tenistas do Mundo, casos de Rafael Nadal, Roger Federer e muitos outros”, prossegue. Em 2000 o prefeito Luiz Tortorello disse que o Tênis precisaria sair daquele espaço. “Encontramos um espaço muito bom e viemos para o nosso novo cantinho aqui na Rua Justino Paixão, 367, onde funcionava uma Academia, porém, tudo estava desativado já há alguns anos, precisando de reformas imediatas. Praticamente construímos o clube”, testemunha Anhê. “Recomeçamos nosso trabalho com muita força e expectativa, fundando o Tênis Clube de São Caetano do Sul no dia 1 de Fevereiro de 2000, e já completamos 21 anos, com muitas glórias e muitas conquistas, um clube onde seus atletas conquistaram até hoje mais de 1.500 Títulos de Campeões (Estaduais e Nacionais), tudo documentado! Um Clube que representou nossa cidade, de 2000 à 2012 e 2019 nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, sendo Campeão, 8 vezes dos Jogos Regionais e 8 dos Jogos Abertos do Interior, tanto no masculino como no feminino”.
O Tênis fez ainda 23 Campeonatos Internos, com o aval da Federação Paulista de Tênis, com a participação de todos alunos em Paulista de Tênis. “Além de Givaldo Barbosa, temos o queridíssimo Patrício Arnould, que depois se tornou o responsável pelo Instituto Nacional de Tênis, e inúmeros tenistas de alta classe, casos do Lucas Arnould, o maior duplista da Argentina, Cesar Kirst, Marcelo Salioli, Pablo Albano e mais uma pléiede de grandes atletas de altíssimo nível, os melhores do Brasil, e quando falamos das meninas do Tênis, tivemos a querida Mariana Dias Oliva, a maior jogadora Argentina, a Campeã Mundial Patrícia Medrado, “nossa Rainha”, Andréa Vieira, e de muitas e muitos outros campeões atletas Brasileiros e Internacionais, da nossa Região e de todo o Estado de São Paulo, além de alguns de outros Estados, enfim conseguimos formar uma Seleção de grandes atletas, e por isso mesmo fomos sem sombra de dúvida o maior Clube do Estado de São Paulo no período de 2002 à 2005”. “Gostaria de salientar que depois de 20 anos passei o bastão de Presidente para a Tereza de Jesus Anhê, que na verdade era quem sempre muito bem comandou fisicamente toda essa estrutura”. É um orgulho muito grande para todos nós e para nossa querida Cidade de São Caetano do Sul! Por isso mesmo, podemos dizer que somos uma Escola de Campeões!” várias categorias, e com uma média de mais de 300 atletas, de vários clubes e também avulsos. Em 2001 o Tênis foi convidado pela Federação Paulista de Tênis à participar dos Campeonatos Inter Clubes. Foi terceiro lugar naquele ano, campeão em 2002, 2003, 2004 e 2005. “Talvez por sermos um clube ‘pequeno’, não tínhamos muito apoio por parte da Federação Paulista de Tênis de Campo, e decidimos não mais disputar o Torneio Inter Clubes, passando a nos dedicar muito mais aos alunos iniciantes do Clube e buscarmos formar novos atletas”.
“O PEC (Programa Esportivo Comunitário) um Programa da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul do qual temos a honra de participar desde 2001, com uma média de 300 alunos por ano, para alunos que não pagam absolutamente nada e se considerarmos o PEC até 2020, com certeza podemos considerar que já passaram pelo Tênis Clube mais de 3.000 alunos em todos esses anos durante os nossos treinamentos até 2020, mesmo porque em 2021 tivemos a Pandemia e o PEC só voltou no início de agosto de 2021, com aproximadamente 300 (trezentos) alunos, que já estão treinando normalmente, respeitando as normas e Protocolos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde”. “O PEC já nos deu muitos atletas, que hoje disputam jogos Profissionais, exatamente por serem formados no Clube e já vestirem a Camisa do Tênis Clube, jogando em Campeonatos Internos e Campeonatos da Federação