Novo centro de controle vai monitorar e integrar estações retificadoras

Termo já foi assinado entre EMTU e Next Mobilidade e um dos benefícios será restabelecimento mais rápido da operação no caso de queda de energia

ADAMO BAZANI

O corredor Metropolitano ABD, com o sistema de trólebus que cruza parte do ABC e une as zonas Sul e Leste da capital paulista, começará em breve seu processo de modernização com uma novidade: a rede vai contar com um Centro de Controle de Energia que conseguirá monitorar e interagir remotamente com as 42 estações retificadoras ao longo os 33 km do eixo principal da ligação.

A informação é da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em resposta aos questionamentos do Diário do Transporte.

No fim de novembro de 2021, foi firmado um termo de cessão de área de 116 metros quadrados entre a EMTU e a ABC Sistema de Transporte (razão social da Next Mobilidade), que fica no andar térreo do Bloco D do CECOM (Centro de Controle, Operação e Manutenção), no Jardim Planalto, em São Bernardo do Campo, no ABC.

O extrato do termo foi publicado em Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Segundo a EMTU, ainda na resposta ao Diário do Transporte, um dos benefícios é que, com o novo centro de controle de energia, será possível conseguir restabelecimento mais rápido da operação no caso de queda de energia.