O prefeito Auricchio, por meio da Secretaria de Educação, instituiu na última semana a Comap (Comissão Municipal de Associação de Pais). “Essa comissão foi criada com o propósito de democratizar a gestão escolar e garantir a transparência social no Conselho Escolar e Associação de Pais, visando à maior participação da comunidade escolar como um todo”, esclarece a secretária de Educação, Minéa Fratelli.
A Comap é composta por pais ou responsáveis de alunos das escolas municipais de São Caetano e tem caráter consultivo, garantindo a representatividade das famílias na construção e implementação do projeto político-pedagógico do ensino.
Dentre suas atribuições, tem a missão de propor discussões coletivas que viabilizem e contribuam com a democratização da gestão, estabelecer mecanismos para garantir a formação permanente de seus membros, propor discussões sobre a implantação das diretrizes da Secretaria de Educação e acompanhar o Plano Anual de Metas da Secretaria Municipal de Educação, articulando-se com as APMs (Associações de Pais e Mestres) sem que haja nenhuma relação de dependência ou subordinação entre esses órgãos.
Os membros da Comissão terão mandato de um ano, com direito a uma recondução, e deverão participar de reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, realizadas a pedido dos membros.