O prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, recepcionaram nesta quinta-feira (2/6), 170 colaboradores da Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) para falar sobre as novas estratégias na Saúde, as ações pós-pandemia e a importância da Atenção Básica como porta de entrada dos serviços de saúde pública. O prefeito também falou sobre salários e a expectativa da publicação da portaria feita pelo Ministério da Saúde, regulamentando o reajuste do piso da categoria.
“Sou um grande entusiasta do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que reorganizou a Atenção Primária no país. Somos gratos por ter um time que abraça a ESF como uma missão. Há muito tempo o Brasil faz um movimento a favor dos Agentes Comunitários de Saúde: é justo, merecido e uma grande conquista para a categoria o reajuste salarial”, destacou o prefeito.
Auricchio exaltou ainda o trabalho de cada Agente, que tem papel fundamental na escuta da população. “Vocês estão dentro da casa de cada morador desta cidade. Além do trabalho de promoção à saúde, vocês podem oferecer uma palavra amiga, uma condição de orientação, um gesto humano para as pessoas”, afirmou.
A secretária de Saúde enfatizou a importância da Atenção Básica e seu grau de resolutividade em até 80% dos casos. “O munícipe precisa entender que a Atenção Básica precisa ser, de fato, a porta de entrada do SUS. As pessoas não podem procurar o hospital para resolução de qualquer problema de saúde. Contamos com recursos de exames, especialistas e temos como tratar de forma coletiva o paciente que procura a Unidade Básica de Saúde”, explicou Regina Maura.
Durante o encontro, a secretária falou sobre novos projetos que serão lançados em breve, tornando a Saúde cada vez mais digital, e que levará aos ACSs cursos e programas de capacitação. “A Saúde precisa se reinventar dia após dia. O mundo está digital e precisamos acompanhar as inovações tecnológicas. Implantamos recentemente o Programa de Manutenção dos Equipamentos de Saúde, com integração de todos os serviços em uma central que elege prioridades e oferece celeridade na resolução de problemas e ampliamos a abrangência do Disque Coronavírus com a descentralização do serviço. Em breve teremos a Telemedicina e muitas outras ações”, comemora a secretária.
Gisele Lopes (Mtb 29.334)
2/6/2022
Fotos: Eric Romero/PMSCS