O Centro Municipal de Imunização de São Caetano iniciou programa de atualização dos colaboradores que trabalham nas salas de vacina do município. Ao todo, 168 profissionais entre auxiliares, técnicos e enfermeiros participarão do projeto, divididos em pequenos grupos, que participarão de avaliação teórica e aulas práticas. Além disso, serão realizadas capacitações para novos colaboradores.
“É importante que nossos profissionais estejam preparados para exercer a função de vacinadores. É preciso conhecer fundamentos imunológicos, a história das vacinas, identificar reações, interpretar corretamente o calendário vacinal e utilizar técnicas corretas de aplicação dos imunizantes”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
As equipes terão acesso a diversos temas como: doenças imunopreviníveis, vacinas inativadas X vacinas atenuadas, composição dos imunobiológicos, intervalos, adiamentos e contraindicações, Calendário Nacional de Vacinação com as novas atualizações, vacinas especiais, imunização ativa X passiva, cadeia de frio, protocolos em salas de vacina, sistema de Informação e cobertura vacinal.
“Os profissionais serão capacitados em um período de 40h semanais (duas semanas), dentro de um modelo que estimule o raciocínio lógico, através de pesquisas e estudo de casos reais e terão também a oportunidade de colocar em prática o que foi transmitido, através de nossas salas de vacina. Ao final passarão por outra avaliação, e mesmo aqueles que ainda não estiverem aptos para assumir uma sala de vacina poderão permanecer, até que se sintam seguros”, explicou a coordenadora de Imunização, Sabrina Pinesi.
O Centro Municipal de Imunização foi idealizado pela secretaria de Saúde, a fim de estruturar, controlar e monitorar o serviço, incluindo capacitações e treinamentos aos colaboradores que atuam na atenção primária, em específico dentro das salas de vacina.
O setor foi fundado em março de 2021, com três salas modelos dentro dos protocolos do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. Por conta do cenário epidemiológico da época, as atividades de capacitação não puderam ser realizadas. Este mês iniciamos com a primeira turma, realizando as capacitações com os novos colaboradores.
O cronograma desenvolvido para ser colocado em prática é extenso, porém extremamente importante para as boas práticas em sala de vacina. Todos serão avaliados em relação ao nível de conhecimento, através de uma prova de múltipla escolha, sendo possível identificar as dificuldades de cada um. “É muito importante agregar conhecimento. Além disso, as atualizações garantem mais segurança aos profissionais e aos munícipes. Trabalhamos para que haja uma ampla cobertura vacinal em nosso município, principalmente diante do cenário pandêmico que acabamos de enfrentar”, finalizou a enfermeira Marcia Maria, da UBS Nair Spina.
Gisele Lopes (MTb – 29.334)
21/7/2022
Fotos: Natália Martinez/PMSCS