Casa da Gestante de São Caetano comemora Agosto Dourado com palestra sobre aleitamento materno

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou nesta quinta-feira (18/8), na Casa da Gestante, evento em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado ao apoio e incentivo à amamentação. Além de conhecerem o espaço e receberem informações sobre os serviços prestados, as futuras mamães assistiram a uma palestra sobre aleitamento materno e receberam kits de enxoval com peças produzidas por voluntárias do Fundo Social de Solidariedade.

“A amamentação envolve muitos mitos e dúvidas e, para que a mãe consiga ter uma amamentação de sucesso, a informação é fundamental. A Casa da Gestante tem um trabalho de apoio com equipe multiprofissional para orientar e acolher as puérperas da nossa cidade”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

As futuras mamães foram recepcionadas com um chá da tarde, conheceram os serviços prestados pela Casa da Gestante, assistiram a uma palestra e tiraram várias dúvidas sobre a amamentação. Todas receberam banheira e um kit de enxoval doado pelo Fundo Social de Solidariedade. “A chegada de um bebê é um dos momentos mais emocionantes na vida da mulher. É muito bom podermos contribuir com carinho e peças exclusivas, confeccionadas por nossas voluntárias no Curso de Crochê”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio.

“Fizemos contato com todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade para um levantamento de gestantes que estivessem no último trimestre de gestação. Recebemos 40 mulheres, que puderam conhecer nosso espaço e ter conosco um ponto de apoio para qualquer dúvida ou dificuldade durante o puerpério e início da amamentação”, explicou a coordenadora da Casa da Gestante, Marcia Ferreira Aranda.

Ao saírem da maternidade, as puérperas são encaminhadas para a Casa da Gestante para a primeira consulta do bebê. O espaço faz acompanhamento de bebês prematuros e de baixo risco com alta da maternidade, orienta e acompanha o aleitamento materno, auxiliando a mãe a amamentar e, com isso, diminui o risco de doenças. “Além de todo vínculo e afeto entre mãe e bebê, o leite materno protege a criança de uma série de doenças, evitando as consultas no PS Infantil. Nos primeiros dias, quando o leite está mais concentrado (colostro), tem uma produção intensa de anticorpos, falo que é a primeira vacina do bebê”, afirmou a palestrante Patrícia de Mesquita Gonçalves.

Em poucas semanas, Gabriele Jessica de Machado Fernandes, gestante de 36 semanas, estará na maternidade para receber Isac. “Adorei participar do encontro, supriu todas as minhas expectativas e ainda consegui tirar várias dúvidas sobre amamentação e plano de parto”, afirmou Gabriele.

A Casa da Gestante conta com uma sala ampla de convivência e espaço infantil; consultórios, sala de amamentação; espaço para hospital dia; copa para mães e funcionários; além de salas de espera e para atendimento da equipe multiprofissional.

Gisele Lopes (MTb – 29.334)
19/8/2022

Fotos: Letícia Teixeira /PMSCS