Secretaria de Saúde de São Caetano realiza treinamento prático com 60 funcionários do SAMU

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou na terça e quarta-feira (30 e 31/8) treinamento para 60 colaboradores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O treinamento foi realizado no espaço do Grupo Stilo, em Santo André, que conta com simuladores em áreas confinadas, veículos, plataformas de movimentação em altura, emergências envolvendo queimaduras, entre outros.

“Nossas equipes passam por treinamentos constantes de atendimento ao paciente de forma humanizada e empática. Proporcionar essas vivências de situações, que acontecem no dia a dia, prepara e capacita cada vez mais nossos colaboradores, que precisam manter equilíbrio e concentração para lidar com situações de urgência e emergência”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O grupo de 60 colaboradores entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas recebeu instruções teóricas na base do SOS Cidadão 156 e, divididos em duas turmas, participaram de treinamento prático. As vítimas foram estudantes de Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). “Esse foi o primeiro treinamento prático que realizamos no SAMU. A ideia é fazer todo ano uma ação como esta”, afirmou Renan Tomas, responsável pelo Núcleo de Educação de Urgência da unidade.

As equipes participaram de diversas ilhas com simulações de queda em altura, queda com ferimentos graves, salvamento de vítimas em carro capotado e com as quatro rodas no chão, em espaço confinado, salvamento de vítimas em veículos que transportam produtos químicos ou que sofreram queimaduras, treinamento para membro amputado utilizando torniquetes, entre outros.

“São Caetano é rota de acesso entre as cidades de São Paulo, Santo André e São Bernardo. Temos uma quantidade alta de acidentes envolvendo veículos e vítimas, principalmente nos fins de semana. Além disso, por conta da faixa etária da população, é grande o número de chamadas envolvendo quedas de idosos”, explicou a coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masikewycz.

O técnico em enfermagem Ricardo Antônio da Costa Fonseca está há dois meses na equipe do SAMU. “O treinamento foi maravilhoso. Não tinha participado de nada parecido, as simulações foram de situações bem reais, que enfrentamos em nossa rotina de trabalho. Sempre trabalhei com urgência e emergência, mas no SAMU a sensação é bem diferente. Somos os primeiros a realizar o atendimento, a estabilização do paciente está em nossas mãos, aqui sentimos que realmente salvamos vidas.”

O Grupo Stilo cedeu o espaço para o treinamento da equipe de São Caetano. A empresa, homologada pelo Corpo de Bombeiros, oferece cursos de formação para Bombeiro Civil e realiza cursos e treinamentos para grupos e empresas.

Gisele Lopes (MTb – 29.334)
31/8/2022

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS