Mais de 3.500 alunos iniciam curso gratuito na Fundação das Artes e movimentam economia da região

A partir de setembro, 3.587 alunos iniciarão os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Fundação das Artes +Qualificação no município de São Caetano do Sul. Aproximadamente 100 profissionais serão contratados na primeira etapa do programa, para atender à demanda de 38 cursos oferecidos nas áreas de Artes, Educação e Gastronomia. O programa é oferecido pela Fundação das Artes, em parceria com o Ministério da Educação.

A lista de alunos aprovados foi divulgada no site www.fascs.com.br/mais. Do total de 5.500 candidatos inscritos de forma online, 3.587 alunos já terão a matrícula efetivada para iniciar as aulas na primeira quinzena de setembro nas duas unidades da Fundação das Artes (localizadas na Rua Visconde de Inhaúma, 730 – Oswaldo Cruz e na Rua Martim Francisco, 471 – Santa Paula), na EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer (Av. Paraíso, 600 – Oswaldo Cruz) e na sede da Associação Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul (Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 450 – Oswaldo Cruz), edifícios parceiros da instituição neste programa. Os demais alunos serão chamados neste ano.

Os cursos mais procurados no período de inscrições foram Libras, Fotografia, Design Gráfico, Maquiagem, Artesanato (Bordado Livre, Crochê e Feltro), Auxiliar de Cozinha, Edição de Vídeo, Pizzaiolo, Canto Coral e Ilustração. Para atender à demanda de alunos, divididos em 140 turmas, a Fundação das Artes abriu dois Editais de Processo Seletivo para a contratação de profissionais para as equipes de Apoio Administrativo, Apoio Acadêmico Pedagógico, Professores, Supervisores e Orientadores dos cursos. No total, a instituição recebeu presencialmente a documentação de 596 candidatos, que atualmente passam por um processo de avaliação. Para a primeira etapa, deverão ser contratados cerca de 100 profissionais, contribuindo na geração de emprego e de renda na região, além de fomentar a economia e o comércio local com o maior fluxo de profissionais e alunos que frequentarão a instituição oriundos de São Caetano, dos municípios do Grande ABC e São Paulo.

“O Programa Fundação das Artes +Qualificação é uma das maiores iniciativas realizadas pela instituição, fruto do trabalho intenso de uma equipe totalmente empenhada em ofertar ensino de qualidade. Nos últimos anos, o trabalho realizado pela Fundação já formou centenas de alunos, capacitando-os para o mundo do trabalho e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da arte e da cultura em nosso país”, afirmou a diretora geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro. “O número de interessados em participar do programa +Qualificação, seja eles compondo a equipe de trabalho, ou como aluno em um dos cursos oferecidos, ressalta que a Fundação das Artes é uma referência no campo das artes e criatividade, e que tem uma equipe comprometida em buscar novos caminhos para ampliar sua estrutura”, concluiu a coordenadora do Programa +Qualificação, Liana Crocco.

O Programa Fundação das Artes +Qualificação é uma ação em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação que tem como objetivo ofertar cursos de média duração em diversas áreas ligadas à Arte e Cultura movimentando o setor da Economia Criativa e promovendo acesso a ações de emprego e geração de renda a toda a população. São 6 mil vagas distribuídas em 38 cursos gratuitos para pessoas a partir dos 15 anos, moradores da Grande São Paulo e que tenham Ensino Fundamental completo.