Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar no sábado (15/10) do XI Simpósio do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) Dr. Tatuya Kawakami, de São Caetano do Sul. O evento, que aconteceu no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, contou com a participação de autoridades e profissionais da Saúde, que abordaram temas científicos direcionados à avaliação, intervenção e acompanhamento de crianças e jovens.
“Não podemos jamais perder a esperança. Esperançar é um verbo importante e faz parte da transformação das pessoas. Enquanto isso move nossos corações temos de continuar firmes na luta. Minhas queridas colegas de trabalho são muito importantes e fazem parte de um projeto que se tornou referência no país. São milhares de atendimentos por mês, para crianças e adolescentes, em triagem neonatal e de doenças raras, transtornos de aprendizagem e reabilitação”, destacou o coordenador do CTNEN, Cristiano Gomes.
Ao longo do dia, as pessoas participaram de palestras sobre teste do pezinho; doenças raras; autismo; transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes; reflexos do transtorno de fala e linguagem na aprendizagem; transtornos comportamentais, entre outros temas.
O CTNEN trata, gratuitamente, crianças que apresentam transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Conta com uma equipe composta de profissionais nas seguintes especialidades: Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia, Neuropediatria, Nutrição, Psicomotrocidade, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Assistência Social, Enfermagem, Endocrinopediatria, Hematopediatria e Psiquiatria.
O município foi pioneiro na região Metropolitana, com a criação da Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, inaugurou o CTNEN em 2011 para diagnosticar e cuidar de forma precoce das crianças e adolescentes com doenças raras, transtornos de aprendizagem, distúrbio neurossensoriais e será também pioneiro na entrega do Complexo da Pessoa com Deficiência, cujo projeto deve ser finalizado ainda este ano.
Gisele Lopes (Mtb 29.334)
17/10/2022




Fotos: Letícia Teixeira/PMSCS