Em live, Auricchio e Regina Maura falam sobre avanços da Saúde em São Caetano

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, fizeram um balanço das ações realizadas no setor em live transmitida no Facebook e no YouTube na noite de terça-feira (18/10). Destaque para o programa ProSaúde Fila Zero e para as inovações da pasta, além da inauguração do CISE Sueli Nogueira, no Bairro Fundação, marcada para este sábado (22/10).

Auricchio destacou ações da Saúde que tem conquistado equidade nas filas de espera em exames, consultas e cirurgias. “Algumas ferramentas têm sido muito importantes para avançarmos e a tecnologia está cada vez mais aliada às nossas ações na Saúde. Podemos destacar a Telemedicina e a Central Conectada. Nosso município realizou de forma inédita esse formato de atendimento público em Telemedicina, com consultas a distância monitoradas”, destacou.

No Núcleo Municipal de Telemedicina, que funciona no Complexo Hospitalar de Clínicas, o paciente tem uma pré-consulta e triagem realizada pela equipe de Enfermagem e, na sala de atendimento, ele é acompanhado por uma enfermeira que auxilia médico e paciente.

“Esse formato garante acesso a todos. Conseguimos escanear todos os exames e enviá-los ao médico no momento da consulta. O acompanhamento da Enfermagem permite que o paciente não fique com dúvidas nos procedimentos ou solicitações. Ele também deixa o consultório com as guias, encaminhamentos, atestados ou receitas necessárias para prosseguir com o tratamento”, afirmou.

A Central Conectada, que recentemente completou um mês de atividade, tem sido outro diferencial para agilizar a marcação de consultas. O paciente recebe mensagem via WhatsApp, onde pode confirmar ou desmarcar seu agendamento de forma digital. A equipe consegue monitorar em tempo real quem está confirmando as consultas, quem não respondeu e quem abriu mão da vaga.

No primeiro mês foram enviadas 6.200 mensagens e 81% das pessoas retornaram com as respostas. Entre os que retornaram, 94% confirmaram suas consultas. “Do total, 1.179 pessoas (19%) não responderam por não terem telefone com WhatsApp, por manterem apenas telefone fixo no cadastro ou por não terem visto a mensagem. Por isso, é fundamental que todos atualizem o cadastro na UBS do seu bairro”, explicou Regina Maura. Em novembro, serão confirmados também os exames, gerando mais de 30 mil mensagens por mês.

Sobre o ProSaúde Fila Zero, programa iniciado em julho com incremento de consultas, exames e cirurgias, além do que se faz no dia a dia, os números já mostram grande avanço.

“Dos números apresentados em julho, com meta a ser atingida até dezembro, conseguimos reduzir em mais de 55% a fila de espera em cirurgias, exames e, principalmente, em consultas. Quando analisamos os números isolados, algumas especialidades nos mostram redução de até 98% nas filas. É o caso da Otorrinolaringologia que tínhamos uma fila de 1.143 pessoas e hoje estamos com 19; Ortopedia que tínhamos 6.130 e hoje são 118; Gastroenterologia 129 e hoje 11; entre outros. O mesmo acontece com as cirurgias urológicas onde já atingimos 100% da demanda que estava represada, cirurgias oftalmológicas, que estamos em 90% e cirurgias odontológicas com 97%. Avançamos muito, zeramos várias especialidades, diminuímos muito em outras”, comemorou a secretária.

INAUGURAÇÃO

Durante a live, Auricchio e Regina Maura anunciaram a inauguração do sexto CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade), no Bairro Fundação, que receberá o nome da ex-vereadora Sueli Nogueira.

A unidade, localizada na Rua Ceará, 515, será inaugurada no sábado (22), às 10h, e contará com consultórios médicos dedicados à saúde da pessoa idosa com geriatria, enfermagem, fisioterapia e psicologia. Na área esportiva serão oferecidas aulas de pilates, ginástica, musculação, alongamento, hip hop, ritmos, zumba e danças, entre outros. Além disso, aulas de canto, coral, violão e artes.

Gisele Lopes (Mtb 29.334)
19/10/2022

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS