Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) estreou em disputas eleitorais conquistando o cargo de governador de São Paulo com 13.480.643 votos, o que equivale a 55,27%, contra 10.909.371 (44,73%) de Fernando Haddad (PT). O ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL) acabou com a hegemonia do PSDB que estava havia quase três décadas à frente do Estado.

No primeiro pronunciamento após eleito, Tarcísio adotou o tom conciliador e disse que será fundamental estar alinhado com o Palácio do Planalto, que abrigará Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 1º de janeiro. “Para que a gente possa trazer políticas públicas para o Estado, vai ser fundamental o alinhamento e o entendimento com o governo federal”, afirmou.

Tarcísio disse ainda que, caso seja chamado para uma reunião com Lula, não faltará. “São Paulo é o Estado mais rico, um Estado importante, eu tenho certeza que São Paulo pode ajudar muito o Brasil e o Brasil também, obviamente, pode ajudar São Paulo.”

Segundo ele, os 100 primeiros dias de governo serão focados na questão social, em especial moradores de rua e dependentes químicos, educação e saúde. “Sou governador de todos;vamos tirar projetos do papel e investir no social.”

Tarcísio destacou ainda a retomada de obras, geração de emprego e políticas de transferência de renda.

Sua equipe de campanha, comandada por Guilherme Afif Domingos (PSD), estará à frente da transição, enquanto o secretário Marcos Penido irá representar o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Seu vice, Felício Ramuth (PSD) deverá ocupar uma secretaria.

Tarcísio reafirmou que pretende acabar com a obrigatoriedade das vacinas aos servidores públicos, dizendo acreditar na conscientização das pessoas. Segundo ele, os servidores devem se vacinar. Ele também citou que irá avaliar a permanência das câmeras dos uniformes dos policiais militares e a privatização da Sabesp.

GRANDE ABC

Em vídeo postado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), Tarcísio agradeceu os 735.676 votos que recebeu na região. “Obrigado ao Grande ABC pelo carinho. Sou muito grato (aos moradores) por terem me ajudado a obter essa vitória. Vamos trabalhar pelas demandas do Grande ABC, para levar transporte de qualidade, saúde e educação”, declarou.

Durante a campanha, quando esteve na região, ele mencionou a possibilidade de incluir um nome da região em seu secretariado. “O Grande ABC precisa de um representante de verdade. É uma região muito importante para o nosso Estado e onosso País. Nós vamos estudar os melhores nomes e, claro, ter alguém da região seria ótimo”.