No último sábado (5/11), data que celebra o Dia Nacional da Cultura, São Caetano do Sul realizou a sua V Conferência Municipal de Cultura. O encontro aconteceu no Teatro Vladimir Capella, no Cecape (Centro de Capacitação do Profissional da Educação), organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e o Concult (Conselho Municipal de Política Cultural).
O evento apresentou a redação preliminar do novo Plano Municipal de Cultura, que terá vigência para os próximos dez anos (2023 a 2032). O documento estabelece diretrizes para ações e políticas culturais no município, em todas as áreas artísticas e em economia criativa.
“O Plano foi organizado por um Grupo de Trabalho que fez a compilação de nove pré-conferências, realizadas em julho, por eixos temáticos, e mais de uma dezena de reuniões do Concult ao longo do ano. Os membros do Conselho são os representantes eleitos dos artistas da cidade para, junto à Secretaria, desenvolver ações como a atualização deste Plano”, explica o secretário de Cultura de São Caetano do Sul, Erike Busoni.
Plano plural
O novo Plano, mantido de forma fidedigna às propostas recebidas por meio de formulário on-line e nos encontros presenciais, foi submetido a moções sobre a redação apresentada, que serão reunidas e anexadas ao documento. Ele será então editado por um corpo técnico constituído pelo poder público e sociedade civil. O texto final será remetido aos poderes Executivo e Legislativo para ser referendado em forma de Lei.
“Nas pré-conferências ouvimos 230 pessoas. Somados aos presentes no Teatro Vladimir Capela, são 279 as vozes que participam da construção do novo Plano”, contabiliza Busoni. Segundo Sérgio Azevedo, analista técnico do Plano de Cultura vigente (2013-2022) e integrante do Grupo de Trabalho do novo Plano: “O processo de construção do primeiro PMC foi eminentemente técnico. Neste momento, continuamos sendo técnicos, mas também ampliamos os processos de escuta. Estamos inserindo as vozes da sociedade civil desde o início da construção do novo plano. O documento, assim, torna-se mais plural. Mais de 500 demandas foram compiladas em todo esse processo. E o protagonismo é do Concult, hoje temos um grupo de trabalho paritário entre sociedade civil e poder público.”
“A função do Conselho de Cultura não é só a de fiscalizar o poder público, mas também a de ser parceiro, de estar junto. Todas as demandas listadas nas pré-conferências apresentamos aqui hoje. São novos olhares sobre a cidade”, aponta Elisa Alves, titular da cadeira de Música e atual presidente do Concult. Abertas à participação popular, as reuniões do Conselho ocorrem sempre na Estação Cultura, na primeira segunda-feira de cada mês, às 19h30. “Quem tiver interesse pode trazer suas ideias, seus projetos”, convida Elisa.
São Caetano Criativa
Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da organização social Amigos da Arte, o Plano Setorial de Economia Criativa – previsto para ser lançado em dezembro – fica inserido no novo Plano Municipal de Cultura.
A Secretaria de Cultura lançou o projeto para elaboração do Plano de Economia Criativa em setembro. Conectar artistas, profissionais e instituições criativas é a missão deste projeto, intitulado “São Caetano Criativa”. O documento deve conter ações locais, com estratégia e políticas de desenvolvimento cultural, artístico e econômico de forma sustentável.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail: concultsaocaetanodosul@gmail.com e cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br. Acompanhe a agenda cultural da cidade pelo site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.
Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS
8/11/2022
Baixe fotos pelo link: https://photos.app.goo.gl/idZLQm9WrxKkyBob7
Legenda: V Conferência Municipal de Cultura de São Caetano do Sul. Fotos: Paulo César Ribeiro / Secult PMSCS (identificações nas imagens)