Amigos, é bom que sejam os verdadeiros

Há setores em que a amizade é terra minada. A política por exemplo. O detentor de um cargo importante, em seu íntimo, nunca sabe quem são os verdadeiros, quem são os que tramam por suas costas. E o pior é que a política é tão traiçoeira que o poderoso da hora nem se apercebe disso, porque os falsos amigos costumam ser muito bons em se fazer de verdadeiros irmãos.
Pois a história está repleta de exemplos de homens poderosíssimos que caíram nas mãos daqueles em quem mais confiavam. E costumam até duvidar disso até o último minuto. Pior: tais fatos costumam acontecer nos piores momentos, na chamada ‘hora h’ – uma eleição, uma decisão importante.
São os lobos vestidos de cordeiros, enfim. Se um conselho pudesse dar a esses homens poderosos seria: cerquem-se dos verdadeiros amigos. E quem são eles? Geralmente os que estavam com vocês quando nada eram. E se realmente resolver prescindir deles, insistindo no erro, seja honrado em chamá-los e dizer: “não preciso mais de você”. A blindagem a que muitos se sujeitam pega muito mal.
(Carlinhos Lira, nos arredores da Vila Gerty)