Prefeitura de São Caetano intensifica ações de combate à dengue durante Semana Estadual de Mobilização

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na segunda-feira (20/3), a aplicação de larvicida biológico como combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. O trabalho acontecerá até o dia 31 de março, percorrendo vários pontos da cidade, sobretudo em locais onde eventualmente possa haver mais acúmulo de água, no intuito de minimizar a proliferação do mosquito.

O larvicida só mata as larvas do mosquito, utilizado como controle de infestação, é um produto altamente seguro para o meio ambiente e para as pessoas.

As pessoas precisam se lembrar das ações de controle ao mosquito causador da dengue e o combate deve ser feito de forma contínua. “Diminuir os riscos de infecção pelo vírus depende de atitudes simples que evitam a proliferação da doença. A dengue continua sendo um grande desafio de saúde pública. A informação e a consciência das pessoas são fundamentais para combater a proliferação do mosquito”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

NEBULIZAÇÃO
As aplicações acontecem diariamente, durante a manhã, e são realizadas um dia em cada bairro. A ação iniciou no Bairro Boa Vista e seguiu pelo São José e Santa Maria. Nos próximos dias estará no Bairro Fundação, Jardim São Caetano, Cerâmica, Santa Maria, Prosperidade e Santa Paula, principalmente em praças, parques e áreas verdes.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que ocorre por meio de água parada nos possíveis criadouros. “Mesmo com essa atividade, os moradores devem manter os cuidados de prevenção no controle da proliferação do mosquito, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas, tampar ralos pouco utilizados e colocar água sanitária e vedar caixas d’água, entre outros”, destacou o diretor do Civisa (Centro Integrado de Vigilância em Saúde), Danilo Sigolo.

Este ano, São Caetano notificou 51 casos suspeitos de dengue. Do total, 2 são autóctones, 8 importados, 37 foram descartados e 4 aguardam resultado. Além disso, houve 6 notificações de casos suspeitos de chikungunya, 2 casos descartados e 4 aguardam resultado. Não houve notificação de zika vírus.

Ao apresentar sintomas das arboviroses como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, no caso da chikungunya e zika, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Gisele Lopes (MTb 29.334)
22/3/2023

Foto: Eric Romero/PMSCS