Através de indicação parlamentar, o vereador Beto Vidoski encaminhou ao prefeito Auricchio o pedido da troca dos tatames do Centro de Lutas, espaço que faz parte do Centro de Treinamentos Esportivo de São Caetano do Sul.
Inaugurado em junho de 2019, o Centro de Lutas de São Caetano é uma das grandes conquistas dos moradores da cidade de diversas idades, e está entre as grandes marcas do período que Beto Vidoski esteve como Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do município. Graças aos projetos concluídos em sua gestão, São Caetano do Sul hoje orgulha-se de possuir o maior tatame do mundo (cerca de 2.300 m²), com 1.278 blocos de 2m x 1m. E, desde a sua fundação, não houve ainda uma manutenção nem troca dos tatames.
São 2500 alunos, sendo 2200 de alto rendimento e 300 alunos do PEC (Programa Esportivo Comunitário) – neste número também estão crianças e adultos que formam turmas de pessoas com necessidades especiais, e que, de maneira gratuita ocupam esse espaço localizado nesse grande complexo esportivo, no bairro São José.
“A troca dos tatames é fundamental. Estamos prestes a completar 4 anos de instalação desse aparelho público, e, nesse período, apesar da conservação, os tatames precisam ser trocados visando a segurança e a saúde dos atletas. São centenas de atletas diariamente, 2500 alunos ao todo, o desgaste é inevitável, além dos ácaros e sujeira acumulada ao longo dos anos”, afirmou Beto Vidoski, autor do da indicação.
Marcelo Giunchetti, coordenador de Lutas do espaço e do Jiu Jitsu, reafirmou que os tatames já estão vencidos: “São aproximadamente 3 anos de garantia, já estamos chegando no quarto ano. A troca vai transformar o espaço em novo novamente, afinal são 2.300m² de tatame.”
O coordenador ainda complementou: “Eu, minha mulher e meus filhos fazemos parte do dia a dia do Centro de Lutas. Percebemos o quanto é importante a atividade física para todos. A pandemia agravou os casos de depressão e síndrome do pânico, e o esporte mais uma vez atua para salvar vidas. Esse espaço precisa ser muito valorizado, 2500 munícipes é um número bem expressivo, isso sem contar os 13 professores e suas famílias.”
Juba Rodrigues, coordenador de Lutas do Muai Thai e Kickboxing, conta da ansiedade de ver o espaço renovado. “Estou há mais de 40 anos envolvido com o esporte, como lutador e professor. Dou aulas há 4 anos nesse espaço e vejo o Centro de Lutas de São Caetano do Sul como exemplo para o mundo. A troca do tatame é fundamental para o alto rendimento e previne doenças de todos que utilizam o espaço. Parabéns Beto Vidoski pela indicação importantíssima.”
São ao todo 9 tipos de artes marciais lecionadas no Centro de Lutas: MMA, Kickboxing, Judô, Karatê, Taekwondo, Muay Thai, Capoeira, Jiu Jitsu e Kung Fu. Para se inscrever nas aulas, basta ser morador de São Caetano e procurar a administração do Centro de Lutas ou a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude para fazer a sua inscrição. O Centro de Treinamento fica na Estrada das Lágrimas, 68 – Jardim Sao Caetano, São Caetano do Sul.