12ª Entoada Nordestina atrai 97 mil pessoas em São Caetano

Uma das maiores celebrações da cultura popular do nosso país. É assim que a Entoada Nordestina de São Caetano do Sul vem se solidificando a cada ano. Nesta 12ª edição, realizada no último fim de semana, no Espaço Verde Chico Mendes, o evento reuniu cerca de 97 mil pessoas em seus 3 dias, ou quase 30 horas de programação. Além disso, foram 652 pessoas trabalhando, sendo 123 artistas.

“Os nordestinos são fundamentais na história da nossa cidade, assim como de todo o Estado de São Paulo. A Entoada é um reconhecimento por tudo isso dentro de um ambiente festivo e de compartilhamento cultural”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.

A programação artística contou com cultura de raiz, com repentistas, emboladores, forrozeiros e cordelistas, e também grandes shows de sucessos do momento. As três grandes apresentações noturnas foram de Mano Walter (sexta), Anastácia, a Rainha do Forró (sábado) e Lucy Alves (domingo).

“É minha primeira vez em São Caetano e espero que de muitas. Adorei essa festa linda, muito organizada”, disse Lucy Alves. Já Mano Walter fez um agradecimento: “Muito obrigado, São Caetano, por fazer uma festa dessa para meu povo.”

Na sexta-feira, a Prefeitura homenageou nordestinos da cidade. Foram 9 pessoas presenteadas com medalha e diploma: Ivanice Inonete da Silva, Tereza Vieira de Souza, Wiula Moreira, Adilson Gomes de Sá, João Batista Lopes, José da Cruz Santos, José Ferreira da Silva, Pedro Ferreira de Lima e Silviano Araújo Souto. “Eu amo esta cidade”, disse o homenageado Pedro Ferreira de Lima.

Neste ano, a Entoada Nordestina lançou uma nova forma de disposição das atrações. O número de barracas de comida típica subiu para 40, e foram instaladas duas grandes praças de alimentação.

O resultado foi menos filas e mais conforto para quem foi se alimentar. Também foram distribuídas várias atrações de solo, como áreas para fotografia, redário, literatura e artesanato. Só no domingo, por exemplo, o parque recebeu 55 mil pessoas, do meio-dia até o fim da noite. Apenas o show de Lucy Alves reuniu 21 mil espectadores.

Apesar do grande público, a festa foi tranquila. Segundo a GCM (Guarda Civil Municipal), não houve nenhuma ocorrência de briga ou confusão. GCM, Polícia Militar, Defesa Civil e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) trabalharam em conjunto.

A 12ª Entoada Nordestina também gerou trabalho e renda para muita gente. Diretamente, foram 652 pessoas atuando no evento, sendo 123 artistas, 248 na alimentação, 103 no artesanato e 178 técnicos. “A cultura gera empregos e movimenta a economia. A Entoada é uma grande força nesse sentido, além desses trabalhadores diretos, muitos trabalhadores são beneficiados ao redor da festa”, afirma o secretário de Cultura, Erike Busoni.

Gustavo Chefer, estudante do Colégio USCS, fez elogios à festa. “A qualidade é muito boa, bem do nível de São Caetano. A alimentação está bem variada, a música é muito boa e a infraestrutura do evento está melhor que a de anos anteriores. Tem mais espaço, as filas estão mais distribuídas, tudo muito organizado”, descreveu Gustavo, que esteve no show de Lucy Alves.

Quem também curtiu a Entoada, assistindo ao show de Anastácia, no sábado, foi Érica Nascimento, acompanhada do namorado Reginaldo Gregório. “Está tudo muito bacana e a estrutura montada é muito boa. Estão todos de parabéns”, finalizou Érica.

Rolar para cima