A Rua Visconde de Inhaúma, sede da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, foi palco de um verdadeiro festival de cultura no dia 7 de maio, em evento para celebrar os 55 anos da instituição, que é uma das principais referências do país no ensino e na difusão artística.
Milhares de pessoas passaram pelo local, que recebeu apresentações de música, dança e teatro, além de exposição de artes visuais, praça de food trucks e de um show da Big Band Salada Mista com a cantora Luciana Mello.
Além de entretenimento, o evento totalmente gratuito, realizado pela Fundação em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura, deu um show de solidariedade com a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social do município.
Desde as 10h da manhã, o público contou com diversas atrações, como os combos da Fundação das Artes, pequenos grupos instrumentais (trios a quintetos) para interpretar repertórios de música brasileira e jazz.
Em seguida, o público pode acompanhar as performances das bailarinas dos grupos institucionais dos cursos livre e técnico e do Grupo de repertório da Escola de Dança da instituição, com coreografias como “Coppélia”, “Valsa das Horas” e “The fairy doll”.
Durante todo o dia, os visitantes puderam conferir a exposição de Artes Visuais “Brasileiros como eu brasileiros como nós”, que está em cartaz no saguão da instituição. O projeto, idealizado pelo Núcleo de Pesquisa em Curadoria e Ações Pedagógicas da Escola de Artes Visuais, é um convite à reflexão e ao resgate de narrativas apagadas na memória, redesenhadas na poética artística e trajetória na construção da identidade brasileira.
Composta por músicos que estudaram na Fundação das Artes, a Nomade Orquestra subiu ao palco para animar a plateia com sua proposta que reúne diferentes vertentes musicais de forma única, com influências do funk 70, jazz, rock, afrobeat, grooves e outras expressões musicais. Há dez anos na estrada, a orquestra já realizou shows internacionais e nas principais casas de música de São Paulo e do país.
O Coral do Programa Pronatec +Qualificação entrou na sequência, trazendo a interpretação de músicas como Sansa Krona (canção tradicional da África do Sul), Araruma (etnia parakanã), Dança (Chico Cesar), Prezadíssimos ouvintes (Itamar Assumpção), Amor imenso (Augusto Girotto), entre outras.
A Escola de Música da Fundação das Artes também proporcionou diversas atrações no período da tarde, como as apresentações executadas por alunos e professores de violão, piano, violino e das Cameratas de Cordas.
Após nova apresentação da Escola de Dança, que desta vez trouxe coreografias como “Polka Graciosa”, “Tarantela” e “Grande Valsa”, foi a vez dos alunos da Turma 68 do Curso Técnico em Teatro trazerem uma cena do espetáculo “Novo Ano Velho”, que está em cartaz no Teatro Timochenco Wehbi.
Após a apresentação, a servidora Diva Stabile, que se aposentou recentemente pela instituição, recebeu uma homenagem entregue pelos alunos, em reconhecimento aos anos de serviço prestados.
Encerrando com louvor um dia de muita diversão e cultura, a Big Band Salada Mista subiu ao palco com Luciana Mello. O público entoou animado sucessos como “Flor de Lis”, É assim que se faz”, “Simples Desejo”, tornando memorável a comemoração pelas mais de cinco décadas da Fundação das Artes.