Cultura de São Caetano ganha dinamismo com gestão de Erike Busoni

Em pouco menos de dois anos, a área cultural de São Caetano ganhou um novo dinamismo e perspectivas com a gestão do secretário municipal de Cultura, Erike Busoni. Um olhar atento para a economia criativa, a modernização de equipamentos públicos e a organização profissional dos eventos e atividades artísticas fazem parte deste novo momento da Pasta na cidade.
O trabalho da Secretaria é perceptível já ao observar a agenda cultural do município. A programação ofertada é rica em variedade e em constância. “Temos um calendário anual com vários eventos importantes, ocupando espaços públicos, como parques e praças. A Entoada Nordestina, o Aniversário da Cidade, os encontros de Carros Antigos, Food Truck na Praça, Festa Mística, Arte Urbana e o Festival AfroSanca, entre outros, trazem uma diversidade cultural e geram muitas oportunidades de renda e trabalho para artistas, técnicos, artesãos e profissionais da gastronomia”, afirma Busoni.
Além disso, o Teatro Santos Dumont segue com uma agenda intensa de atrações teatrais, musicais, infantis e de dança. “Em muitos fins de semana trabalhamos com casa cheia”, completa o secretário.


ECONOMIA CRIATIVA
Essa programação e outras ações da Secretaria de Cultura ocorrem sempre com um viés voltado à economia criativa. “Esse é um conceito que utilizamos desde o primeiro dia desta gestão. Entendemos a importância da cultura dentro da sociedade e, ao mesmo tempo, cuidamos para que a arte ative os setores econômicos, gerando riquezas para os artistas, trabalhadores e para a cidade”, diz Busoni.
O Programa Oficinas Culturais também foi remodelado de acordo com a perspectiva da economia criativa. “Como primeira atitude aumentamos significativamente o valor pago aos oficineiros. Além disso, atuamos para criar novos cursos, com temas voltados ao aprimoramento profissional em atividades criativas”, comenta o secretário.

TEATRO NOVO
Outra preocupação dessa gestão é atuar na modernização dos equipamentos públicos culturais. A principal intervenção ocorre no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, um dos maiores da região, com cerca de 1.200 lugares. “Nesta semana, ao lado do prefeito José Auricchio e do secretário Iliomar Darronqui, realizamos uma visita técnica às obras. É o maior investimento na área cultural nos últimos 50 anos em São Caetano. Teremos praticamente um novo teatro, muito moderno e de qualidade”, explica Busoni. A reforma prevê nova acústica, renovação da parte cênica e sistema de climatização adequado, entre outras novidades.

As informações da Secretaria podem ser acompanhadas pelo Instagram (@culturasaocaetano) e pelo portal https://cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.