César Oliva trabalha pela conscientização sobre deficiência intelectual nas escolas

Uma das principais atuações do vereador César Oliva (PSD) é na área da inclusão social. O parlamentar encaminhou à Secretaria Municipal de Educação (Seduc) pedido de estudos para implementação de trabalhos, palestras e atividades relacionadas à causa da conscientização da deficiência intelectual e múltiplas deficiências nas escolas da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul.

Na indicação, o vereador sugere a realização de palestras com profissionais especializados, com abordagem de temas como inclusão educacional, acessibilidade, adaptações curriculares e estratégias pedagógicas.

Para César Oliva, seria enriquecedor promover atividades práticas, como oficinas, exposições e apresentações artísticas que possam sensibilizar os alunos para a importância da inclusão e respeito à diversidade. Ainda segundo o vereador, a medida trará benefícios significativos para os alunos, suas famílias e toda a comunidade educacional.

O parlamentar avalia que a inclusão dessas atividades é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “Ao trazer profissionais especializados e realizar atividades interativas, podemos criar um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo para todos os estudantes. Ao promover essa conscientização nas escolas municipais, formaremos cidadãos mais tolerantes e preparados para lidar com as diferenças.”

Na esteira da propositura, César Oliva apresentou moção de repúdio à atitude de uma professora de escola estadual da cidade de Sales, no interior de São Paulo, que recentemente discutiu dentro da sala de aula com uma aluna que tem deficiência intelectual – o vídeo do entrevero tem repercutido nas redes sociais e ganhou notoriedade.

29/8/2023