Cerca de 80 crianças e adolescentes recebem aulas gratuitas de escrita criativa e ilustração, graças a um projeto cultural aplicado no Núcleo de Convivência Menino Jesus, em São Caetano. A realização é uma parceria da organização Fazer Criativo com a Maped Brasil, e conta com importante apoio da Papelaria Lupapel.



Os jovens estão em quatro turmas divididas por faixa etária, sendo os mais novos, de 8 a 14 anos, alunos do próprio Núcleo. Já os adolescentes a partir de 15 anos inscreveram-se para participar. Nos encontros, eles desenvolvem a expressão e a criatividade, por meio de leituras, criação de histórias e desenhos.
“O apoio de empresas como a Lupapel é fundamental e nos permite oferecer um curso totalmente gratuito, garantindo uma oportunidade de aprendizado e novas perspectivas para as crianças”, afirma o escritor Nelson Albuquerque Jr., um dos coordenadores do projeto ao lado da pedagoga Edilene Ramos Tinoco.

As aulas se iniciaram em agosto e seguem até dezembro. Está prevista a publicação de um livro com trabalhos dos alunos, no início do próximo ano. “O projeto vai além, busca resgatar a autoestima, dignidade e alegria das crianças e adolescentes com uma sala feita e pensada para eles”, comenta Edilene. Os encontros ocorrem na Sala Maped, um espaço criado especialmente para o projeto.
Mais informações sobre o Fazer Criativo e contatos podem ser feitos pelo Instagram: @fazercriativo2023. E a Lupapel pode ser encontrada no perfil @lupapel.