O vereador Caio Salgado tem se engajado na pauta da Cannabis Medicinal e busca tornar São Caetano do Sul pioneira na distribuição gratuita da medicação via SUS. Ele propôs um grupo de trabalho para aprimorar tecnicamente o tema, que ainda é bastante delicado.
No dia 11, foi realizada mais uma reunião na Secretaria da Saúde, que contou com a presença do vereador Caio Salgado, da Dra. Anelize Claro (Procuradora do Município), Cibele Sequeira (Diretora da Secretária da Saúde), Dr. Pedro Antônio Pierro (médico neurocirurgião), Dra. Adriana Tunes de Oliveira (médica cardiologista) e Patrícia Boscatto (mãe de paciente e colaboradora).
O encontro teve como objetivo a criação de um Protocolo Municipal. Foram discutidas medidas práticas para definir em quais situações a Cannabis Medicinal poderá ser prescrita, como será realizada a capacitação e seleção de profissionais e como acontecerá o acolhimento dos pacientes.
“Precisamos nos movimentar para fazer acontecer, nossos encontros estão sendo muitos produtivos e espero avançar cada vez mais. Nosso objetivo é promover saúde e bem-estar com o uso medicinal da Cannabis, estamos estudando caminhos para tomar a melhor decisão para o fornecimento em nossa cidade”, diz Caio Salgado.
Segundo Dr. Pedro Pierro, a regulamentação da medicação é mais barata do que a judicialização. O Poder Público admite que apenas algumas empresas farmacêuticas especificas façam a distribuição, com isto, impossibilita a oportunidade de concorrência e análise de mercado, tornando o custo mais oneroso.