As recentes ondas de calor fora de época têm preocupado diversos especialistas e requerem atenção máxima do poder público. Para amenizar o impacto das altas temperaturas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o vereador Professor Ródnei (Cidadania) solicitou à Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais) estudos para a criação de uma ação especial em São Caetano do Sul, semelhante à Operação Altas Temperaturas (OAT) organizada pela Prefeitura de São Paulo quando as temperaturas ultrapassam os 32°C.
No projeto encaminhado à Seais, o vereador elenca algumas iniciativas, entre elas a instalação de tendas em pontos estratégicos, juntamente com o fornecimento de água potável e pontos para banho. O parlamentar também indica a implantação de locais equipados com ar-condicionado ou ventiladores e, para casos ocasionados pelo excesso de temperatura, a disponibilização de ambulância específica para este tipo de atendimento.
“Essas pessoas podem sofrer casos de insolação e desidratação. Precisamos estar preparados para minimizar seus efeitos com um conjunto de medidas que o poder público deve realizar pelo bem dos cidadãos que não estão acostumados e preparados para temperaturas que podem beirar os 38°C, igual vem ocorrendo nesses últimos dias”, alertou Professor Ródnei.
Preocupado com a situação do clima em âmbito global, o vereador ressaltou a importância da criação e divulgação de programas de prevenção por parte da administração municipal. “Essas temperaturas acima da média serão cada vez mais comuns. Por isso, a criação de campanhas de orientação e prevenção serão cada vez mais necessárias para diminuirmos os impactos na saúde da população”, afirmou o autor da indicação.
25/9/2023