O vereador Gilberto Costa (Avante) encaminhou indicação junto à administração municipal para criação de um levantamento e cadastramento de pessoas com sobrepeso e obesidade em São Caetano do Sul. O objetivo da propositura é criar uma ferramenta de trabalho para abordagem desse problema de saúde como forma de prevenção às doenças relacionadas ao excesso de peso.
Para o parlamentar, esse levantamento é fundamental para criação de novas políticas públicas e promoção de campanhas de prevenção. “Com dados precisos é possível planejar intervenções direcionadas, como a redução de cirurgias bariátricas, programas de educação em saúde, campanhas de conscientização, programas de alimentação saudável e promoção da atividade física”, afirmou Gilberto Costa.
De acordo com o projeto, o levantamento poderá ser feito pelo Programa Saúde da Família (PSF) e será crucial para se compreender, prevenir e tratar um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas e que gera alto custo para os sistemas de saúde devido às diversas doenças acarretadas pelo sobrepeso.
“Essa pesquisa permitirá que as autoridades de saúde municipal compreendam a extensão do problema. Isso é fundamental para criação de políticas públicas e estratégias de saúde eficaz, criando uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias e prevenção de doenças relacionadas à mesma”, frisou Gilberto Costa.
Dados do Ministério da Saúde apontam que atualmente mais da metade da população brasileira (56,8%) está com excesso de peso, uma soma de pessoas com sobrepeso e com obesidade.
2/10/2023