A Prefeitura de São Caetano do Sul encerrou nesta quinta-feira (30/11) a Campanha Novembro Azul, que durante todo o mês realizou 1.301 exames de prevenção ao câncer de próstata e 1.928 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. A ação foi realizada na Carreta Móvel da Saúde, que percorreu diversos pontos da cidade.
“Ficamos muito felizes com o resultado alcançado. Percebemos que, a cada ano, vamos conquistando mais adesão dos homens em campanhas que alertam sobre a importância do diagnóstico precoce e cuidados preventivos”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Entre os dias 6 e 30 de novembro, foram realizados 783 exames de ultrassonografia de próstata via abdominal, de abdômen total e de vias urinárias. Além disso, foram realizados 518 testes de PSA e 116 consultas com especialistas, para pacientes com exames alterados.
“Tivemos alteração em 116 exames, 53 deles foram nos de PSA. Os números mostram a importância de ações como esta, que conseguem mobilizar um número significativo de homens sobre a necessidade de realizarem exames periódicos. Com a campanha, os pacientes antecipam seu acompanhamento médico e o diagnóstico de doenças. Temos cerca de 90% de chance de cura se a detecção precoce ocorrer em estágios primários do câncer de próstata. O cuidado e a prevenção de doenças prolongam a sobrevida das pessoas e os homens devem se cuidar”, destacou o coordenador de Urologia do município, Marcello Gava.
Durante a ação também foram ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Ao todo, foram 1.928 testes. Eliseu Montesante, 58 anos, foi um dos moradores que realizou os testes rápidos e o PSA na carreta. “Faço exames de prevenção todo ano. Sempre procuro ir na carreta para realizar mais de um exame por vez. É mais prático e o atendimento é muito bom”, destacou.
Gisele Lopes (MTb – 29.334)
1/12/2023
Fotos: Letícia Teixeira/ PMSCS